Pesquisadores iniciam esta semana estudos de tartarugas na Costa dos Corais
Projeto utiliza diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na unidade de conservação
Pesquisadores iniciam nesta semana um projeto para estudar as tartarugas marinhas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O estudo utiliza diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na maior unidade de conservação federal costeira do Brasil. A ação será na cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, entre esta segunda-feira (11) e sábado (16).
Os pesquisadores tentarão capturar tartarugas marinhas para instalação de transmissores via satélite. Com estes transmissores os pesquisadores poderão entender quais áreas as tartarugas usam para se alimentar e dormir, desta forma, as medidas de conservação para espécie podem ser mais eficientes.

O estudo envolve pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Laboratório de Biologia Marinha e Conservação (LAMARC), e do Instituto Biota de Conservação. Eles estarão em atividade em campo na APA que abrange áreas de Alagoas e Pernambuco.
De acordo com o Instituto Biota, um diferencial é que este projeto fomentou o desenvolvimento da tecnologia de transmissores no Brasil, junto a Nortronic. Até então, todos os transmissores usados no Brasil eram importados. Se tiver sucesso nesta campanha, além de ajudar na conservação das tartarugas marinhas, o projeto vai ajudar também o desenvolvimento de uma tecnologia nacional para o monitoramento destas espécies.

Nesta fase final do projeto está ocorrendo a produção de um documentário sobre os resultados do projeto, que conta com equipe o divulgador científico e professor da UECE Hugo Fernandes e a jornalista e documentarista Thamys Trindade.
O Biota destaca que a parceria com a comunidade local é fundamental para o desenvolvimento do projeto. O estudo é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e conta com apoio do PELD Costa dos Corais.

APA Costa dos Corais
A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió (Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió).

Veja também
Últimas notícias
Deputado chama empresários de mentirosos; Francisco Sales sai em defesa do setor
Célia Rocha teve papel importante na filiação de Lucas Barbosa ao PSDB
Acusado de chacina que matou quatro jovens em Arapiraca irá a júri popular em maio
Homem é condenado por atear fogo na casa da ex-companheira em Maceió
Assembleia Legislativa convoca eleição para vaga de Bruno Toledo na Mesa Diretora
Polícia prende dois homens por furto de trilhos de ferrovia no interior de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
