Pesquisadores iniciam esta semana estudos de tartarugas na Costa dos Corais
Projeto utiliza diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na unidade de conservação
Pesquisadores iniciam nesta semana um projeto para estudar as tartarugas marinhas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O estudo utiliza diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na maior unidade de conservação federal costeira do Brasil. A ação será na cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, entre esta segunda-feira (11) e sábado (16).
Os pesquisadores tentarão capturar tartarugas marinhas para instalação de transmissores via satélite. Com estes transmissores os pesquisadores poderão entender quais áreas as tartarugas usam para se alimentar e dormir, desta forma, as medidas de conservação para espécie podem ser mais eficientes.

O estudo envolve pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Laboratório de Biologia Marinha e Conservação (LAMARC), e do Instituto Biota de Conservação. Eles estarão em atividade em campo na APA que abrange áreas de Alagoas e Pernambuco.
De acordo com o Instituto Biota, um diferencial é que este projeto fomentou o desenvolvimento da tecnologia de transmissores no Brasil, junto a Nortronic. Até então, todos os transmissores usados no Brasil eram importados. Se tiver sucesso nesta campanha, além de ajudar na conservação das tartarugas marinhas, o projeto vai ajudar também o desenvolvimento de uma tecnologia nacional para o monitoramento destas espécies.

Nesta fase final do projeto está ocorrendo a produção de um documentário sobre os resultados do projeto, que conta com equipe o divulgador científico e professor da UECE Hugo Fernandes e a jornalista e documentarista Thamys Trindade.
O Biota destaca que a parceria com a comunidade local é fundamental para o desenvolvimento do projeto. O estudo é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e conta com apoio do PELD Costa dos Corais.

APA Costa dos Corais
A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió (Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió).

Veja também
Últimas notícias
BRB disponibiliza gerentes para atendimento exclusivo a servidores da Prefeitura de Maceió na próxima segunda (24)
Jovem é preso com drogas e materiais para produção de "loló" em Arapiraca
PM apreende drogas e simulacro de arma de fogo em Delmiro Gouveia e Arapiraca
Após ação da Defensoria, BRK apresenta mapas do esgotamento na Região Metropolitana de Maceió
Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos do segundo dia de provas
Moradores denunciam suspeito de assaltos no Conjunto Novo Jardim, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
