Pesquisadores iniciam esta semana estudos de tartarugas na Costa dos Corais
Projeto utiliza diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na unidade de conservação
Pesquisadores iniciam nesta semana um projeto para estudar as tartarugas marinhas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O estudo utiliza diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na maior unidade de conservação federal costeira do Brasil. A ação será na cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, entre esta segunda-feira (11) e sábado (16).
Os pesquisadores tentarão capturar tartarugas marinhas para instalação de transmissores via satélite. Com estes transmissores os pesquisadores poderão entender quais áreas as tartarugas usam para se alimentar e dormir, desta forma, as medidas de conservação para espécie podem ser mais eficientes.
O estudo envolve pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Laboratório de Biologia Marinha e Conservação (LAMARC), e do Instituto Biota de Conservação. Eles estarão em atividade em campo na APA que abrange áreas de Alagoas e Pernambuco.
De acordo com o Instituto Biota, um diferencial é que este projeto fomentou o desenvolvimento da tecnologia de transmissores no Brasil, junto a Nortronic. Até então, todos os transmissores usados no Brasil eram importados. Se tiver sucesso nesta campanha, além de ajudar na conservação das tartarugas marinhas, o projeto vai ajudar também o desenvolvimento de uma tecnologia nacional para o monitoramento destas espécies.
Nesta fase final do projeto está ocorrendo a produção de um documentário sobre os resultados do projeto, que conta com equipe o divulgador científico e professor da UECE Hugo Fernandes e a jornalista e documentarista Thamys Trindade.
O Biota destaca que a parceria com a comunidade local é fundamental para o desenvolvimento do projeto. O estudo é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e conta com apoio do PELD Costa dos Corais.
APA Costa dos Corais
A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió (Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió).