Adeal alerta que prazo para vacinação da aftosa encerra dia 30
Alagoas deve imunizar rebanho de bovinos e bubalinos formado por quase 1,3 milhão de animais
Com a meta de vacinar 100% do rebanho de bovino e bubalinos contra a febre aftosa, o que representa um universo de quase 1,3 milhão de animais, a campanha de vacinação segue em Alagoas, até a próxima terça-feira (30). A vacinação, cujo prazo não será mais prorrogado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é destinada a animais de todas as idades.
Antecipada por determinação do Mapa, a etapa teve início no último dia 15 de abril e, de acordo com a determinação ministerial, o índice mínimo exigido para a cobertura vacinal é de 90%. Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas – Adeal, o Ministério da Agricultura determinou ainda que a declaração da vacinação seja concluída até o dia 15 de maio. Para isso, o criador deve procurar os escritórios da Adeal mais próximo ou fazer a declaração no sidagro-produtor.
A antecipação da etapa atende a um pleito do Governo de Alagoas e das entidades que representam o setor produtivo do estado, possibilitando que Alagoas avance junto com os demais que já receberam a autorização do Mapa para migrar para a zona livre da febre aftosa sem vacinação em 2025.
“Contamos com o apoio dos produtores alagoanos para vacinar o rebanho. Quanto mais rápido vacinar e declarar, mais rápido a gente leva Alagoas para a zona livre da aftosa sem vacinação”, afirmou a secretária de estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
“É muito importante que o criador alagoano, mais uma vez, faça sua parte neste processo, vacinando o rebanho até o dia 30 de abril e declarando na Adeal”, declarou , presidente da Adeal, Marco Albuquerque.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
