Lula diz que não há razão para greve em universidades federais durar tanto tempo
‘Quem está perdendo é o Brasil e os estudantes brasileiros’, pontua presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (10) não ver razão para que a greve dos professores e dos técnicos administrativos de universidades e institutos federais durar tanto tempo. A paralisação dos servidores começou em abril.
“Eu sou um dirigente sindical que eu nasci no tudo ou nada. E para mim era assim, tudo ou nada. É 100% ou é nada. E muitas vezes eu fiquei com nada. E eu acho que nesse caso da educação, se vocês analisar o conjunto da obra, vão perceber que não há muita razão para essa greve estar durando o que está durando, porque quem está perdendo não é o Lula, não é o reitor. Quem está perdendo é o Brasil e os estudantes brasileiros”, comentou o presidente.
Segundo Lula, “não é por 3%, 2% ou 4% que a gente fica a vida inteira de greve”. “A greve tem um tempo para começar e tempo para terminar. A única coisa que não se pode permitir é que uma greve termine por inanição. O dirigente sindical tem que ter coragem de propor, negociar, mas tem que ter coragem de tomar decisões que muitas vezes não é o tudo ou nada que ele apregoou”, afirmou.
A greve dos professores e técnicos ultrapassa os 50 dias. Ao menos 60 instituições de todo o país tiveram as atividades suspensas. Os professores reivindicam reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% — a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.
Também estão na pauta nacional unificada a revogação de uma portaria do Ministério da Educação que estabelece aumento da carga horária mínima de aulas e o controle de frequência por meio do ponto eletrônico para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
