Lula diz que não há razão para greve em universidades federais durar tanto tempo
‘Quem está perdendo é o Brasil e os estudantes brasileiros’, pontua presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (10) não ver razão para que a greve dos professores e dos técnicos administrativos de universidades e institutos federais durar tanto tempo. A paralisação dos servidores começou em abril.
“Eu sou um dirigente sindical que eu nasci no tudo ou nada. E para mim era assim, tudo ou nada. É 100% ou é nada. E muitas vezes eu fiquei com nada. E eu acho que nesse caso da educação, se vocês analisar o conjunto da obra, vão perceber que não há muita razão para essa greve estar durando o que está durando, porque quem está perdendo não é o Lula, não é o reitor. Quem está perdendo é o Brasil e os estudantes brasileiros”, comentou o presidente.
Segundo Lula, “não é por 3%, 2% ou 4% que a gente fica a vida inteira de greve”. “A greve tem um tempo para começar e tempo para terminar. A única coisa que não se pode permitir é que uma greve termine por inanição. O dirigente sindical tem que ter coragem de propor, negociar, mas tem que ter coragem de tomar decisões que muitas vezes não é o tudo ou nada que ele apregoou”, afirmou.
A greve dos professores e técnicos ultrapassa os 50 dias. Ao menos 60 instituições de todo o país tiveram as atividades suspensas. Os professores reivindicam reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% — a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.
Também estão na pauta nacional unificada a revogação de uma portaria do Ministério da Educação que estabelece aumento da carga horária mínima de aulas e o controle de frequência por meio do ponto eletrônico para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Veja também
Últimas notícias
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
