Prefeito de Maragogi inaugura laboratório e mamógrafo
Inaugurações ocorreram na manhã desta quinta-feira (13)
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas - PP), e a equipe de governo inauguraram o Laboratório Municipal e o Mamógrafo no Posto Eurico Wanderley. As inaugurações ocorreram na manhã desta quinta-feira (13), feriado municipal em alusão ao padroeiro Santo Antônio de Pádua.
As inaugurações no município do Litoral Norte de Alagoas começaram às 9h com a entrega do Laboratório Municipal, que fica localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Patum, na região central da cidade litorânea. Depois, as autoridades foram para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eurico Wanderley, no bairro Centro, para entregar o tão esperado mamógrafo, equipamento que faz o exame preventivo do câncer de mama.
Sérgio Lira destacou primeiro a importância do Laboratório Municipal para saúde pública. "É um momento ímpar porque Maragogi torna-se mais liberto. Montamos um laboratório de primeiro mundo com microscópio, processadores, centrífuga e então estamos caminhando para a independência e só fazemos fora, no Lacen, os exames imunológicos das arborivorozes e de certas infecções e alguns outros e aqui faz os outros. Como é acoplado à UPA ele serve na rapidez de exames para a UPA para os atendidos", informou.
Lira comentou também a relevância da chegada do mamógrafo. "O tão sonhado mamógrafo para a nossa população. Fomos ao Ministério da Mulher em Brasília, dona Márcia Fidélis teve papel fundamental. Esse mamógrafo é muito importante nesse exame de prevenção do câncer de mama", disse.
O secretário de Saúde, João Oliveira Netto, salientou que com o laboratório também haverá ganho de tempo nos exames. "Hoje o município tem o privilégio de entregar à população um marco na saúde, já que estamos inaugurando o Laboratório Municipal com equipamentos novos adquiridos com recursos próprios para entregar à população resultados processados aqui mesmo e antes era fora e levava tempo. Agora é um ganho não só para a atenção básica como para a emergência", frisou.
João Oliveira Netto também comemorou a chegada do mamógrafo. "Por outro lado, o mamógrafo, estamos falando de prevenção do câncer que mais mata mulheres no Brasil e isso é gravíssimo porque é um câncer que pode ser prevenido e tratado, mas precisa de um exame que é a mamografia, que é o único que pode detectar o câncer de mama na sua forma mais precoce. Antes da inauguração tinha um longo processo para fazer o exame e hoje com o mamógrafo em Maragogi o paciente vai pedir o exame na UBS, já vai ser marcado e ele faz o exame aqui e recebe o resultado aqui em pouco tempo. Isso é um avanço muito grande e encurta o tempo de diagnóstico e o tempo de diagnóstico é fundamental", frisou.
A secretária da Mulher, Márcia Fidélis Lira, comemorou a chegada do mamógrafo. "É um equipamento que deu trabalho conseguir, mas que vai beneficiar as mulheres de Maragogi e região, se houver necessidade. O mamógrafo trabalha a prevenção e o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Então trabalhando a prevenção nós estamos cuidando da saúde da mulher e estou muito feliz", concluiu.