Prefeito de Maragogi inaugura laboratório e mamógrafo
Inaugurações ocorreram na manhã desta quinta-feira (13)

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas - PP), e a equipe de governo inauguraram o Laboratório Municipal e o Mamógrafo no Posto Eurico Wanderley. As inaugurações ocorreram na manhã desta quinta-feira (13), feriado municipal em alusão ao padroeiro Santo Antônio de Pádua.
As inaugurações no município do Litoral Norte de Alagoas começaram às 9h com a entrega do Laboratório Municipal, que fica localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Patum, na região central da cidade litorânea. Depois, as autoridades foram para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eurico Wanderley, no bairro Centro, para entregar o tão esperado mamógrafo, equipamento que faz o exame preventivo do câncer de mama.

Sérgio Lira destacou primeiro a importância do Laboratório Municipal para saúde pública. "É um momento ímpar porque Maragogi torna-se mais liberto. Montamos um laboratório de primeiro mundo com microscópio, processadores, centrífuga e então estamos caminhando para a independência e só fazemos fora, no Lacen, os exames imunológicos das arborivorozes e de certas infecções e alguns outros e aqui faz os outros. Como é acoplado à UPA ele serve na rapidez de exames para a UPA para os atendidos", informou.

Lira comentou também a relevância da chegada do mamógrafo. "O tão sonhado mamógrafo para a nossa população. Fomos ao Ministério da Mulher em Brasília, dona Márcia Fidélis teve papel fundamental. Esse mamógrafo é muito importante nesse exame de prevenção do câncer de mama", disse.
O secretário de Saúde, João Oliveira Netto, salientou que com o laboratório também haverá ganho de tempo nos exames. "Hoje o município tem o privilégio de entregar à população um marco na saúde, já que estamos inaugurando o Laboratório Municipal com equipamentos novos adquiridos com recursos próprios para entregar à população resultados processados aqui mesmo e antes era fora e levava tempo. Agora é um ganho não só para a atenção básica como para a emergência", frisou.

João Oliveira Netto também comemorou a chegada do mamógrafo. "Por outro lado, o mamógrafo, estamos falando de prevenção do câncer que mais mata mulheres no Brasil e isso é gravíssimo porque é um câncer que pode ser prevenido e tratado, mas precisa de um exame que é a mamografia, que é o único que pode detectar o câncer de mama na sua forma mais precoce. Antes da inauguração tinha um longo processo para fazer o exame e hoje com o mamógrafo em Maragogi o paciente vai pedir o exame na UBS, já vai ser marcado e ele faz o exame aqui e recebe o resultado aqui em pouco tempo. Isso é um avanço muito grande e encurta o tempo de diagnóstico e o tempo de diagnóstico é fundamental", frisou.
A secretária da Mulher, Márcia Fidélis Lira, comemorou a chegada do mamógrafo. "É um equipamento que deu trabalho conseguir, mas que vai beneficiar as mulheres de Maragogi e região, se houver necessidade. O mamógrafo trabalha a prevenção e o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Então trabalhando a prevenção nós estamos cuidando da saúde da mulher e estou muito feliz", concluiu.

Veja também
Últimas notícias

Polícia prende traficante com drogas, arma de fogo e quase R$ 2 mil em Traipu

Briga entre companheiros de bebida termina com agressão e furto de celular em Craíbas

Homem é esfaqueado em povoado de Traipu e suspeito está foragido

Após treze anos de espera, Justiça condena réus pelo assassinato da estudante Roberta Dias

Jovem arapiraquense radicada em SP lança livro com temática sobre relacionamento abusivo

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
