Saúde

Prefeitura de Japaratinga institui Programa de Vacinação nas Escolas

Decreto nº 007/2024 foi publicado nesta quinta-feira (27)

Por Maurício Silva 27/06/2024 15h03
Prefeitura de Japaratinga institui Programa de Vacinação nas Escolas
Prefeitura de Japaratinga - Foto: Allex Nazário / Assessoria

A Prefeitura de Japaratinga publicou na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial dos Municípios (DOM) o decreto nº 007/2024 que institui o Programa de Vacinação nas Escolas para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental das instituições de ensino públicas e privadas do município com o objetivo de intensificar as ações de vacinação, inclusive em campanhas, e melhorar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes.

Para a realização do Programa de Vacinação nas Escolas, as unidades básicas de saúde (UBSs) entrarão em contato com as escolas pertencentes ao território da sua região para que seja agendada a data em que a equipe de saúde irá vacinar as crianças na escola, pelo menos uma vez por ano. A Unidade Básica de Saúde (UBS) deverá divulgar as datas e horários em que haverá vacinação nas escolas para que as crianças e seus familiares sejam informados.

De acordo com o decreto, serão vacinadas todas as crianças que apresentarem, no dia agendado, a carteira de vacinação, após a análise e identificação de atraso ou oportunidade de vacinação. Não serão vacinadas na escola aquelas crianças que não trouxerem a carteira de vacinação, que possuam contraindicação médica ou tenham tido eventos adversos específicos à alguma vacina, comprovados por atestado médico.

A escola deverá enviar aos pais ou responsáveis de todos os alunos, com no mínimo cinco dias de antecedência, comunicado solicitando que os estudantes levem a carteira de vacinação na data estipulada.

Os pais ou responsáveis cujas crianças não comparecerem à escola com a carteira de vacinação na data da visita receberão um comunicado da escola para comparecerem a unidade de saúde com a carteira de vacinação, no menor prazo possível, para a equipe de saúde analisar e, se necessário, atualizar a situação vacinal da criança.

No início de todo ano, após a matrícula, a escola deverá enviar, para a unidade básica de saúde de referência, uma versão fotografada ou digitalizada da carteira de vacinação de cada criança matriculada para que a situação vacinal da criança seja analisada e atualizada pela equipe de saúde.