Governo entrega Plano Diretor de Japaratinga
Piranhas também recebeu o plano e Coruripe assina convênio para o Programa de Gestão Territorial
O turístico de Japaratinga recebeu o Plano Diretor. O projeto é um importante instrumento para fomentar o turismo e evidenciar a importância em relação ao ordenamento urbano, a infraestrutura e o planejamento sustentável da cidade do Litoral Norte de Alagoas. O governador Paulo Dantas, ao lado da secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, entregou o plano ao prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ nesta terça-feira (1º) em cerimônia no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.
O governador também entregou o Plano Diretor do município de Piranhas e assinou o convênio para o Programa de Gestão Territorial de Coruripe. Os prefeitos José Severino da Silva ‘Déo’, de Japaratinga, e Tiago Freitas, de Piranhas, receberam das mãos do governador Paulo Dantas os planos diretores que têm o objetivo de colocar em prática o planejamento de infraestrutura, ordenamento e serviços vinculados ao turismo sustentável.
“A gente tem que ter planejamento, monitoramento, investimento em infraestrutura, ciência, inovação e tecnologia. Hoje, damos um passo fundamental para o desenvolvimento dos municípios alagoanos, com a entrega dos planos diretores de Piranhas e Japaratinga. Além disso, estamos autorizando o início da revisão e construção de um plano diretor moderno no município de Coruripe, com compromisso firmado com o prefeito Marcelo Beltrão, a Câmara de Vereadores, a comunidade e, também, com o setor produtivo. Os Planos Diretores são ferramentas importantes para o planejamento e ordenamento territorial, e garantem o crescimento sustentável e ordenado dos municípios”, disse o governador.
Para a secretária de Estado de Turismo, Bárbara Braga, a iniciativa é mais um investimento estratégico do Governo do Estado para consolidar regiões consideradas potências turísticas, tendo em vista um maior fluxo de visitantes, considerando que as cidades têm infraestruturas adequadas para recebê-los.
“É sempre muito gratificante participar de entregas como as de hoje, que buscam a melhoria, o desenvolvimento e bons frutos num futuro próximo para os municípios e para os seus cidadãos. Com certeza, os planos vão ajudar neste crescimento, com o intuito de elevar os índices de empregabilidade e geração de economia nas cidades de Coruripe, Japaratinga e Piranhas”, disse Bárbara Braga.
Para o prefeito de Japaratinga, Déo, a entrega do plano diretor é o maior presente que o município recebe nesses 64 anos a serem completados no próximo dia 23. “A cada dia, estamos investindo ainda mais no turismo, fazendo com que o nosso município cresça. esse plano diretor vem nessa direção, pois vamos conseguir dar continuidade ao ordenamento da nossa cidade”.
O prefeito de Piranhas, Tiago Freitas, agradeceu ao Governo de Alagoas pelo empenho na entrega do plano diretor do município. “É com muita satisfação e alegria que, depois de quase 16 anos. podemos ter um novo plano diretor. O último que teve em Piranhas foi na época que o deputado Inácio Loiola foi prefeito, em 2006, 2007. Existe uma previsão que a cada 10 anos o plano deve passar por uma atualização para que a gente possa ver exatamente se está de acordo com o que foi pactuado. E é necessário que a gente tenha essa ferramenta de parametrização e auxílio para que a gente possa ter uma segurança jurídica para o desenvolvimento de todos os investimentos que chegam em Piranhas”, disse o prefeito.
Convênio
Além disso, pensando no crescimento da Região Caminho das Águas, também houve a assinatura do Convênio de Coruripe, que visa elaborar o Programa Integrado de Gestão Territorial (PIGT): desenvolvimento, mobilidade e turismo, com o intuito de deixar o município cada vez mais preparado para o crescimento econômico e para a transformação a partir do turismo.
“O plano diretor é um grande instrumento para o avanço de Coruripe. Eu o sentimento hoje é de muita gratidão ao receber esse prêmio que é a revisão do plano diretor do nosso município. Nós temos todos os ingredientes para desenvolver aquela região e, com o apoio e parceria do Governo de Alagoas, vamos seguir avançando”, destacou o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão.
Desenvolvimento turístico
O Plano Diretor está previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelo Estatuto das Cidades, por meio da Lei Federal nº. 10.257/2001. Entre vários objetivos, ele estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
