Políticos alagoanos reagem ao atentado sofrido pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump
Incidente foi comparado ao sofrido pelo ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro
O atentado ocorrido durante um comício do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou reações intensas entre políticos brasileiros, destacando-se posicionamentos diversos que refletem a polarização política mundial.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou um repúdio veemente ao incidente, afirmando: "O ataque deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos é inaceitável. O Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos".
Independente de direcionamento político, esquerda e direita comentaram o incidente, classificando-o como inaceitável. Em Alagoas, diversas autoridades expressaram seus descontentamento com o caso.
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, enfatizou que divergências devem ser resolvidas democraticamente: "Divergências se resolvem no voto da maioria e na vontade do povo".
O senador Rodrigo Cunha condenou veementemente a violência política, declarando: "Em nenhuma hipótese, a violência pode buscar calar vozes numa democracia. O mundo parece viver um período sombrio em que pessoas cegam e chegam a comportamentos completamente desprezíveis. Independente de bandeiras partidárias, a violência deve nos chocar sempre. Ou perdemos nossa humanidade".
Já o deputado federal Alfredo Gaspar criticou a narrativa de paz associada à esquerda: "A violência política vem de onde? Trump, Bolsonaro, Israel foram vítimas…mas a narrativa de paz sempre é da esquerda. Hipocrisia!"
Por outro lado, o deputado federal Delegado Fábio Costa comparou o incidente com tentativas anteriores contra líderes políticos: "Tentaram parar Bolsonaro com uma f4c4d4 e agora tentaram parar Trump com t1r0s. A esquerda, que se diz defensora da democracia e do amor, age da mesma maneira em qualquer lugar. Continuaremos unidos em defesa da liberdade e da verdadeira democracia!"
O deputado estadual Leonardo Dias ironizou a situação: "O amor também chegou aos Estados Unidos. Impressionante como os defensores da democracia possuem um jeito estranho de agir, né? Malditos seres antidemocráticos que insistem em sobreviver a estes atentados amorosos!"
Por fim, o ex-governador de Alagoas e atual Ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou o caráter inaceitável da violência na política: "Incidente inaceitável sob qualquer aspecto. Eleição é a batalha do argumento e da persuasão, nunca das armas".
As reações dos políticos alagoanos refletem uma preocupação global com o aumento da polarização e da violência na política.
Últimas notícias
Câmara de Maceió nomeia mais 12 aprovados em concurso em comemoração ao Mês do Servidor
Lojistas do Agreste apostam no Natal Premiado para aquecer vendas de fim de ano
Prefeito Déo garante instalação de poço em comunidade quilombola de Japaratinga
Preso suspeito de tráfico drogas e de integrar Comando Vermelho na Rota dos Milagres
[Vídeo] Operação contra crime organizado prende 15 suspeitos em várias cidades de AL
Homem é condenado a 50 anos de prisão por matar irmãos em ‘tribunal do crime’ em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
