Agricultura

Maragogi inicia série de debates sobre brucelose e raiva bovina

Encontro de abertura começou na Faculdade do Cavalo

Por Maurício Silva 06/08/2024 14h02 - Atualizado em 06/08/2024 14h02
Maragogi inicia série de debates sobre brucelose e raiva bovina
Debate esclareceu dúvidas dos criadores de gado - Foto: Isac Silva / 7Segundos

O município de Maragogi iniciou nesta terça-feira (6) a série de debates sobre a brucelose e a raiva bovina. O encontro de abertura na cidade do Litoral Norte de Alagoas ocorreu na Faculdade do Cavalo, no povoado São Bento. Os outros debates irão ocorrer nos dias 13, 20 e 27 de agosto.

Os criadores se reuniram na manhã desta terça, na Faculdade do Cavalo, em São Bento, e ouviram atentamente a palestra sobre as duas zoonoses. O intuito dos debates é conscientizar os produtores. O primeiro debate foi considerado muito positivo pelos criadores.

Faculdade do Cavalo fica numa área rural de São Bento. Foto: Isac Silva


A veterinária Ana Carolina Miranda destacou a importância de o público alvo ficar atento. “O nosso público alvo são os produtores e trabalhadores rurais porque essas doenças são caracterizadas doenças ocupacionais, isso quer dizer, pelo serviço do trabalho, são doenças que são relacionadas ao exercício do trabalho. Então, todo mundo que trabalha com gado é um potencial de contaminação dessas doenças e então a gente quer conscientizar esses produtores e trabalhadores e passar essa informação de quais são as medidas preventivas, a vacinação, o risco de consumir leite cru”, informou. Ela destacou que a melhor forma de prevenção é a vacinação dos animais.

Ana Carolina Miranda ressaltou a importância da vacinação contra as zoonoses. Foto: Isac Silva

 
O criador Emanuel Estelita classificou o debate como enriquecedor. “É importante, é uma iniciativa muito boa do pessoal da Secretaria de Agricultura. Participar desses eventos é sempre agregador de informações. A gente, pequeno criador da região, procura sempre está se informando para cada dia melhorar mais para desenvolver a região”, enfatizou.

No dia 13 de agosto o debate sobre medidas preventivas contra a brucelose e a raiva bovina vai ocorrer no assentamento Samba. No dia 20, o evento ocorrerá no assentamento Lemos. No dia 27 de agosto será a vez do assentamento Itabaiana encerrar o ciclo de palestras. Além da veterinária Ana Carolina Miranda, os debates também contarão com a participação do veterinário Matheus Aymar Estelita.

Próximos encontros com produtores serão na zona rural de Maragogi. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*