IMA instala placas display nas praias de São Miguel dos Milagres
Em Maceió, foram instaladas lixeiras
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), por meio do projeto Nossa Praia, desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam), instalou dez novas placas display com sacola em locais de acesso às praias de maior fluxo de banhistas na cidade de São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte de Alagoas. Em Maceió, o órgão entregou 60 lixeiras e 36 porta-bitucas aos barraqueiros ambulantes da orla da capital alagoana.
Em São Miguel dos Milagres, foram instalados displays nas Praias do Riacho, de Milagres, do Toque e de Porto da Rua, nos pontos: Restaurante Recanto dos Milagres, Restaurante Mija Della, Bar da Qel, Casa do Seu Conconha, Bombeiros, Restaurante Milagres do Toque, Pousada do Toque, Praia de Porto da Rua, Restaurante Grande Lau e Restaurante do Enildo. As instalações ocorreram em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município.
Cada ambulante parceiro da orla de Maceió recebeu cinco lixeiras e três porta-bitucas como forma de incentivo ao trabalho e a sensibilização ambiental. No bairro Jatiúca, foram atendidas as barracas da Amizade e Deus no Controle. Na Pajuçara, as barracas Pajuçara Beach, Presente de Deus, Luz do Sol, Batata Point, da Sil e do Romário receberam os kits. No bairro Ponta Verde, foram contempladas as barracas do Seis Horas e Ozan, do Antônio Matias, do Paulo Romão e do Cláudio.
De acordo com Mirella Cavalcante, consultora ambiental do IMA, a seleção dos ambulantes que receberam os materiais baseou-se em critérios como a manutenção de um espaço de trabalho limpo e organizado, e a implementação de iniciativas de gestão de resíduos sólidos em ambientes costeiros. “Eles acharam a iniciativa muito positiva e estão receptivos a receber mais materiais. Informaram que a luta é diária para manter os espaços limpos, e o material é um reforço importante”, afirmou a consultora.
Para garantir a manutenção dos materiais entregues, são realizadas vistorias regulares nos pontos parceiros, com um diálogo constante e um canal de comunicação aberto com os parceiros e banhistas, que fornecem feedbacks sobre a funcionalidade e adesão dos equipamentos. Além disso, todos os parceiros recebem orientações sobre o projeto Nossa Praia e seus objetivos, bem como a importância da utilização correta dos materiais disponibilizados.
Ainda de acordo com Mirella Cavalcante, há planos de expandir essa iniciativa para outras praias, tanto no litoral norte quanto no sul de Alagoas, embora ainda não haja uma previsão definida para essas ações. Para os banhistas, a recomendação é que utilizem os materiais disponibilizados, contribuindo assim para a preservação das praias do estado.