Ex-senadora Maria do Carmo morre, aos 83 anos, em Aracaju
Ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado e a primeira mulher no Senado a cumprir três mandatos consecutivos até 2022
A ex-senadora Maria do Carmo morreu, aos 83 anos, neste sábado (31), em Aracaju (SE). Ela estava internada em um hospital particular, onde tratava câncer no pâncreas com metástases hepáticas. O velório teve início na madrugada deste domingo (1º), no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. A ex-senadora, que era viúva do ex-governador de Sergipe João Alves, deixa três filhos, netos e irmãos.
Maria do Carmo foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado e a primeira mulher no Senado Federal a cumprir três mandatos consecutivos até 2022, já no PP (Partido Progressistas). Nas eleições de outubro de 1998, foi eleita senadora por Sergipe na legenda do PFL (Partido da Frente Liberal).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou luto oficial de três dias na Casa, a partir de sábado. “Sua atuação política foi marcada por sensibilidade social e preocupação com a defesa dos menos favorecidos. Sempre atuou na defesa dos interesses do seu estado e da região Nordeste. A morte da senadora Maria do Carmo entristece a todos que tiveram a honra de conviver com uma mulher de grande força política e capacidade de diálogo”, disse Pacheco.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também se manifestou e afirmou que a ex-senadora “se tornou símbolo de empoderamento e de protagonismo feminino em todo o país”. “Hoje, perdemos a presença terrena de Maria do Carmo Nascimento Alves, que é a baluarte das políticas públicas voltadas à assistência social em nosso estado”, disse.
A ex-senadora atuou em pautas como combate a violência doméstica e garantia do espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política, além de questões voltadas para oportunidades na educação.
Veja também
Últimas notícias
Land Rover pega fogo e mobiliza bombeiros no bairro Brasília, em Arapiraca
MP Eleitoral esclarece limites da propaganda eleitoral nas universidades em AL
Casa da Esperança garante novo recomeço com reintegração familiar em Palmeira
Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em área de mata no Barro Duro
Teca Nelma convoca atos de mobilização pela reeleição de Lula: “Vamos virar o jogo”
Cabo Bebeto critica segurança pública após dois tiroteios em ônibus de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
