Ex-senadora Maria do Carmo morre, aos 83 anos, em Aracaju
Ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado e a primeira mulher no Senado a cumprir três mandatos consecutivos até 2022
A ex-senadora Maria do Carmo morreu, aos 83 anos, neste sábado (31), em Aracaju (SE). Ela estava internada em um hospital particular, onde tratava câncer no pâncreas com metástases hepáticas. O velório teve início na madrugada deste domingo (1º), no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. A ex-senadora, que era viúva do ex-governador de Sergipe João Alves, deixa três filhos, netos e irmãos.
Maria do Carmo foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado e a primeira mulher no Senado Federal a cumprir três mandatos consecutivos até 2022, já no PP (Partido Progressistas). Nas eleições de outubro de 1998, foi eleita senadora por Sergipe na legenda do PFL (Partido da Frente Liberal).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou luto oficial de três dias na Casa, a partir de sábado. “Sua atuação política foi marcada por sensibilidade social e preocupação com a defesa dos menos favorecidos. Sempre atuou na defesa dos interesses do seu estado e da região Nordeste. A morte da senadora Maria do Carmo entristece a todos que tiveram a honra de conviver com uma mulher de grande força política e capacidade de diálogo”, disse Pacheco.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também se manifestou e afirmou que a ex-senadora “se tornou símbolo de empoderamento e de protagonismo feminino em todo o país”. “Hoje, perdemos a presença terrena de Maria do Carmo Nascimento Alves, que é a baluarte das políticas públicas voltadas à assistência social em nosso estado”, disse.
A ex-senadora atuou em pautas como combate a violência doméstica e garantia do espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política, além de questões voltadas para oportunidades na educação.
Veja também
Últimas notícias
Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados
Veículo capota e deixa vítima presa às ferragens no município do Pilar
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas na AL-110 em Arapiraca
Estado realiza investimento na assistência materna e infantil de Marechal Deodoro
Helicópteros colidem no ar e deixam seis mortos no Rio de Janeiro
Hoje é dia de forró e cultura popular na programação do São João Raiz de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
