Ex-senadora Maria do Carmo morre, aos 83 anos, em Aracaju
Ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado e a primeira mulher no Senado a cumprir três mandatos consecutivos até 2022

A ex-senadora Maria do Carmo morreu, aos 83 anos, neste sábado (31), em Aracaju (SE). Ela estava internada em um hospital particular, onde tratava câncer no pâncreas com metástases hepáticas. O velório teve início na madrugada deste domingo (1º), no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. A ex-senadora, que era viúva do ex-governador de Sergipe João Alves, deixa três filhos, netos e irmãos.
Maria do Carmo foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado e a primeira mulher no Senado Federal a cumprir três mandatos consecutivos até 2022, já no PP (Partido Progressistas). Nas eleições de outubro de 1998, foi eleita senadora por Sergipe na legenda do PFL (Partido da Frente Liberal).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou luto oficial de três dias na Casa, a partir de sábado. “Sua atuação política foi marcada por sensibilidade social e preocupação com a defesa dos menos favorecidos. Sempre atuou na defesa dos interesses do seu estado e da região Nordeste. A morte da senadora Maria do Carmo entristece a todos que tiveram a honra de conviver com uma mulher de grande força política e capacidade de diálogo”, disse Pacheco.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também se manifestou e afirmou que a ex-senadora “se tornou símbolo de empoderamento e de protagonismo feminino em todo o país”. “Hoje, perdemos a presença terrena de Maria do Carmo Nascimento Alves, que é a baluarte das políticas públicas voltadas à assistência social em nosso estado”, disse.
A ex-senadora atuou em pautas como combate a violência doméstica e garantia do espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política, além de questões voltadas para oportunidades na educação.
Veja também
Últimas notícias

Jomart Atacarejo incentiva saúde com espaço de alimentação saudável e atividades físicas

Ronaldo Medeiros vence disputa interna, desbanca grupo de Paulão e controlará o PT por quatro anos

Mulher é achada morta dentro de casa com sinais de estrangulamento em Marechal Deodoro

VLT de Arapiraca terá capacidade para 400 passageiros e promete facilitar transporte de estudantes da Ufal

Homem é morto a tiros enquanto dormia em Rio Largo

Homem pelado é encontrado vagando em rodovia de Igaci e é encaminhado para atendimento médico
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
