Prefeitura de Japaratinga credita recursos da PNAB
Os valores foram depositados na última quarta-feira (9), nas contas dos fazedores de cultura
A Prefeitura de Japaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Eventos, realizou o pagamento dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Ao todo, 59 beneficiários foram contemplados, entre associações culturais e turísticas, cantores, artesãos, compositores, músicos, dj’s e demais fazedores de cultura do município. Além dos citados, outras duas pessoas (in memorian) serão homenageadas com uma placa de reconhecimento pelo legado deixado na cidade.
O objetivo é fortalecer os diversos segmentos culturais e propagar os talentos de todos os artistas japaratinguenses. A contra partida dos beneficiados será a participação em um festival cultural, previsto para o dia 15 de novembro deste ano. Pela segunda vez consecutiva, Japaratinga é um dos primeiros municípios de Alagoas a concluir todo o processo previsto nas leis e dos editais, findando com o pagamento do recurso.
A Cultura de Japaratinga recebeu o aporte financeiro de R$ 62.544,52, que foi divido entre as referidas categorias, dentro dos requisitos exigidos pela PNAB. Os agentes culturais tiveram até o dia 12 de setembro para se inscrevem no edital e percorrer todos os trâmites, por meio do portal da Japaratinga.al.gov.br e presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura.
O secretário de Cultura, Rafael Nascimento, está muito contente com os resultados. “Fizemos todo o processo como rege a lei e concluímos, após meses de trabalho. Nossos agentes culturais também estão felizes por serem contemplados pela PNAB, por meio da nossa pasta”, comemorou.
O prefeito José Severino da Silva 'Déo' (MBD), celebrou a conquista e agradeceu o empenho da Secretaria de Cultura. “Mais um ano em que nossa cidade se destaca no repasse dos recursos da Aldir Blanc. O resultado é fruto do esforço da nossa equipe, principalmente do Rafael, que lutou muito para que tudo desse certo”, frisou. “Aos nossos artistas, os meus sinceros parabéns pelo talento e por amar e manter viva a nossa cultura. Contem sempre comigo”, finalizou.
“Eu, como artista da terra, me sinto privilegiado por essa lei ter chegado a nós artistas. Saber que não somos esquecidos, é muito incentivador. Esses recursos nos ajudam a manter nossos equipamentos, e manter vivo o nosso sonho de vencer na vida, fazendo o que a gente ama”, celebrou o cantor cristão, Armond Acklly Buarque da Silva. O cantor ainda agradeceu a gestão pelo compromisso com a cultura.
A PNAB É uma política do Governo Federal que tem como objetivo apoiar o setor cultural do país. A política foi instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, e tem duração de 5 anos, a partir de 2023. A iniciativa consiste em repassar recursos da União para os estados, municípios e Distrito Federal, com o objetivo de estruturar o sistema de financiamento à cultura.
Veja também
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
