SpaceX faz manobra inédita de retorno com propulsor de foguete Starship; assista
Quinta tentativa de decolagem de nave não tripulada aconteceu em Boca Chica, no Texas, na manhã deste domingo (13)

A SpaceX, empresa de Elon Musk, completou o quinto teste da Starship, o sistema de foguete mais poderoso já construído, neste domingo (13). A missão alcançou com sucesso o objetivo de trazer o propulsor Super Heavy, a parte inferior da nave, de volta à base de lançamento no Texas. Confira:
Mechazilla has caught the Super Heavy booster! pic.twitter.com/6R5YatSVJX
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2024
Além de trazer o propulsor de volta à base, um dos principais objetivos da missão foi realizar a reentrada e o pouso controlado da Starship, que foi direcionada para um mergulho no Oceano Índico.
O primeiro estágio se desconectou da aeronave após apenas dois minutos e 41 segundos de voo, iniciando seu retorno controlado à plataforma de lançamento.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, responsável pelo licenciamento de lançamentos de foguetes comerciais, anunciou neste sábado (12) que a SpaceX “atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais e outros requisitos de licenciamento para o voo de teste suborbital.”
O objetivo de cada marco é entender como a SpaceX pode, um dia, recuperar e relançar rapidamente os propulsores do Super Heavy e as espaçonaves Starship para futuras missões. A recuperação e reutilização de partes de foguetes é considerada essencial para o objetivo da SpaceX de reduzir o tempo e o custo de levar carga — ou pessoas — à órbita da Terra e ao espaço.
Confira:
Veja também
Últimas notícias

Cibele Moura pede que Governo disponibilize fones antirruídos em locais de atendimento ao público

População de Matriz do Camaragibe participa de Via Sacra ao Alto do Cruzeiro

Corpo de mulher é encontrado em frente ao CT do CRB, na Barra de São Miguel

Três agentes da PRF morrem após viatura colidir com carro de passeio durante perseguição a motociclistas

Número 193 do Corpo de Bombeiros está temporariamente inoperante em Alagoas

Em vídeo, advogado Cícero Pedroza defende que episódio envolvendo o também advogado João Neto foi acidente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
