SpaceX faz manobra inédita de retorno com propulsor de foguete Starship; assista
Quinta tentativa de decolagem de nave não tripulada aconteceu em Boca Chica, no Texas, na manhã deste domingo (13)
A SpaceX, empresa de Elon Musk, completou o quinto teste da Starship, o sistema de foguete mais poderoso já construído, neste domingo (13). A missão alcançou com sucesso o objetivo de trazer o propulsor Super Heavy, a parte inferior da nave, de volta à base de lançamento no Texas. Confira:
Mechazilla has caught the Super Heavy booster! pic.twitter.com/6R5YatSVJX
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2024
Além de trazer o propulsor de volta à base, um dos principais objetivos da missão foi realizar a reentrada e o pouso controlado da Starship, que foi direcionada para um mergulho no Oceano Índico.
O primeiro estágio se desconectou da aeronave após apenas dois minutos e 41 segundos de voo, iniciando seu retorno controlado à plataforma de lançamento.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, responsável pelo licenciamento de lançamentos de foguetes comerciais, anunciou neste sábado (12) que a SpaceX “atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais e outros requisitos de licenciamento para o voo de teste suborbital.”
O objetivo de cada marco é entender como a SpaceX pode, um dia, recuperar e relançar rapidamente os propulsores do Super Heavy e as espaçonaves Starship para futuras missões. A recuperação e reutilização de partes de foguetes é considerada essencial para o objetivo da SpaceX de reduzir o tempo e o custo de levar carga — ou pessoas — à órbita da Terra e ao espaço.
Confira:
Veja também
Últimas notícias
AtlasIntel: Flávio Bolsonaro tem 52,8% no segundo turno; Lula, 47,2%
Arapiraca se prepara para soltura dos Wolbitos no combate a dengue, zika e chikungunya
Ex-banqueiro Daniel Vorcaro conta que liberou dinheiro para filme sobre Lula
Procon Maceió fiscaliza lojas de brinquedos e parques recreativos da capital
Homem é preso após denúncias de manobras perigosas e ameaças em Penedo
Mega-Sena acumula para R$ 112 milhões; confira os números sorteados
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
