Satélites da SpaceX são vistos no céu de SC
Equipamentos estavam orbitado a mais de 800km/h, segundo o astrônomo amador catarinense. Passagem durou cerca de 5 minutos
Os satélites da empresa Space X foram vistos no céu de Monte Castelo, no Norte catarinense, na noite de quarta-feira (19). As imagens foram captadas pela câmera de uma estação de monitoramento do astrônomo amador Jocimar Justino, que é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Os satélites fazem parte de um projeto chamado "Starlink", lançado pelo dono da montadora de carros elétricos Tesla, Elon Musk.
A passagem durou cerca de 5 minutos e foi registrada às 18h40.
No registro, também há um ponto na parte de baixo que está se deslocando da direita para a esquerda. Segundo Jocimar, trata-se de um Boeing 747 indo para Santiago no Chile. O astrônomo amador conta que não estava preparado para fazer o registro.
"Aconteceu por acaso, eu não tinha me programado para gravar. E acabou acontecendo novamente, como no caso do foguete chinês. O registro pegou bem detalhadamente a passagem dos satélites", disse Jocimar.
Os equipamentos foram lançados por foguetes Falcon9 no último dia 9 de maio e estão orbitando a aproximadamente 310 km de altitude. Segundo Jocimar, os equipamentos estavam a mais de 800km/h. Por estarem juntos e enfileirados no céu, ganharam o nome de "trens de satélite". O fenômeno pode ser visto a olho nu.
Quase na mesmo horário, o astrofotógrafo Léo Caldas de Brasília, também registrou a passagem dos satélites na Capital federal.
Projeto audacioso
Segundo o professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Brito, o projeto da SpaceX visa oferecer internet de banda larga para pontos remotos do planeta.
"São vários conjuntos de 60 satélites. Eles são independentes, ficam rodopiando no planeta e passam diversas vezes por nós. Quando coincidem de passar por Brasília no início da noite ou fim da madrugada, a gente consegue ver."
Ainda de acordo com o astrônomo, o projeto é ambicioso e pretende lançar até 42 mil satélites no espaço. "Com isso, é possível que, daqui a alguns anos, tenhamos sinal de internet no meio da Amazônia e em pleno Oceano Atlântico", explicou Brito.
Últimas notícias
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão alerta sobre cuidados para evitar quedas, febre e infecções em crianças nas férias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Homem de 45 anos morre afogado em barragem no Sítio Manoel Gomes, em Coité do Noia
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
