APA Costa dos Corais completa 27 anos de criação
Lugar é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil
A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais completa nesta quarta-feira (23) 27 anos de criação. Ela é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió.
A APA Costa dos Corais compreende os municípios de: Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió.

A gestão da APACC busca conciliar as atividades humanas (pesca, turismo e pesquisa) com a conservação do meio ambiente, acompanhando, orientando e conduzindo o desenvolvimento social e as atividades produtivas de forma a impedir a degradação ambiental e assegurar a proteção dos recursos naturais, das paisagens e das culturas tradicionais.
A existência de recifes de corais e mangues é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A sede da Unidade de Conservação fica em Tamandaré na sede do Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Nordeste - CEPENE. Além disso, conta com uma base avançada em Barra de Santo Antônio e outra em Porto de Pedras, que dá suporte ao Programa Peixe Boi, desenvolvido pelo ICMBio.

Histórico
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais foi criada em 1997, ano internacional dos recifes de corais, quando foi realizado um evento internacional sobre o tema em Tamandaré/PE. A existência de recifes de corais é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos com algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A APA foi criada exclusivamente em áreas de sob o domínio da União e APPs (Áreas de Preservação Permanente), representada pelos manguezais. Envolve dois estados, onde vivem aproximadamente 200 mil pessoas, muitas delas dependem diretamente do uso dos recursos naturais da unidade como o turismo e a pesca artesanal.

Veja também
Últimas notícias
Colisão entre ônibus e carro deixa uma pessoa ferida e trânsito lento no Centro de Maceió
Senado aprova projeto que aumenta para 40 anos pena estupro de vulneráveis seguido de morte
Acidente de trânsito deixa mulher ferida no município de Porto de Pedras
Dois homens são presos em flagrante por tentativa de homicídio em Penedo
Câmara de Arapiraca lamenta morte de Vó Preciosa, avó do presidente Léo Saturnino
Jovem alagoano é indicado por Rafael Brito para programa Estágio Visita em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
