APA Costa dos Corais completa 27 anos de criação
Lugar é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil
A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais completa nesta quarta-feira (23) 27 anos de criação. Ela é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió.
A APA Costa dos Corais compreende os municípios de: Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió.

A gestão da APACC busca conciliar as atividades humanas (pesca, turismo e pesquisa) com a conservação do meio ambiente, acompanhando, orientando e conduzindo o desenvolvimento social e as atividades produtivas de forma a impedir a degradação ambiental e assegurar a proteção dos recursos naturais, das paisagens e das culturas tradicionais.
A existência de recifes de corais e mangues é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A sede da Unidade de Conservação fica em Tamandaré na sede do Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Nordeste - CEPENE. Além disso, conta com uma base avançada em Barra de Santo Antônio e outra em Porto de Pedras, que dá suporte ao Programa Peixe Boi, desenvolvido pelo ICMBio.

Histórico
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais foi criada em 1997, ano internacional dos recifes de corais, quando foi realizado um evento internacional sobre o tema em Tamandaré/PE. A existência de recifes de corais é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos com algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A APA foi criada exclusivamente em áreas de sob o domínio da União e APPs (Áreas de Preservação Permanente), representada pelos manguezais. Envolve dois estados, onde vivem aproximadamente 200 mil pessoas, muitas delas dependem diretamente do uso dos recursos naturais da unidade como o turismo e a pesca artesanal.

Veja também
Últimas notícias
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
