Inscrições para vestibular de Horticultura no Ifal Maragogi começam dia 16/12
Candidatos podem usar a nota do Enem de 2009 para cá e concorrer a uma das 30 vagas ofertadas pelo superior
As inscrições do vestibular 2025 do curso superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi, começam dia 16 de dezembro e vão até 19 de janeiro do ano que vem, no site: exame.ifal.edu.br. O procedimento é gratuito, segundo edital divulgado nesta terça-feira (12).
Os interessados em participar do processo seletivo podem utilizar a nota de qualquer edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009 para cá. O edital informa que a graduação oferta 30 vagas, sendo que 70% delas são reservadas aos estudantes egressos da rede pública de ensino. Esse critério leva em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência.
Conforme edital, há também bônus regional de 10% sobre a média final para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio regular, ou por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou equivalentes em escola pública ou privada da rede de ensino de Alagoas.
A graduação tem carga horária de 3.100 horas distribuídas em 6 semestres, no período diurno, e são ministradas por professores com mestrado e doutorado, que atuam no Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi. A turma tem à disposição diversos laboratórios, biblioteca, auditórios e equipe profissional de assistência ao discente formada por nutricionista, assistente social
O mercado de trabalho para o graduado em Tecnologia em Horticultura inclui: cooperativas e associações; empresas de armazenamento e distribuição de produtos hortícolas; empresas de certificação; empresas de comercialização de insumos e produtos destinados às atividades de horticultura; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar;
Outros locais de atuação profissional são: organizações não governamentais; órgãos públicos; viveiros de produção de mudas; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Informações: [email protected]
Veja também
Últimas notícias
Ipespe/Abrapel: Flávio tem 51,2% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,8%
Luciano Barbosa declara voto em Lula e cita ações do governo em Arapiraca
Influenciadora de Maceió diz ter perdido trabalho após apoiar Flávio Bolsonaro
Feira Grande realiza festividade do Dia das Crianças com diversão e muita animação
Moradores da Santa Amélia protestam contra falta e má qualidade da água da BRK
Leonardo Dias anuncia encontro de apoiadores com Carlos Bolsonaro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
