Inscrições para vestibular de Horticultura no Ifal Maragogi começam dia 16/12
Candidatos podem usar a nota do Enem de 2009 para cá e concorrer a uma das 30 vagas ofertadas pelo superior
As inscrições do vestibular 2025 do curso superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi, começam dia 16 de dezembro e vão até 19 de janeiro do ano que vem, no site: exame.ifal.edu.br. O procedimento é gratuito, segundo edital divulgado nesta terça-feira (12).
Os interessados em participar do processo seletivo podem utilizar a nota de qualquer edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009 para cá. O edital informa que a graduação oferta 30 vagas, sendo que 70% delas são reservadas aos estudantes egressos da rede pública de ensino. Esse critério leva em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência.
Conforme edital, há também bônus regional de 10% sobre a média final para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio regular, ou por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou equivalentes em escola pública ou privada da rede de ensino de Alagoas.
A graduação tem carga horária de 3.100 horas distribuídas em 6 semestres, no período diurno, e são ministradas por professores com mestrado e doutorado, que atuam no Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi. A turma tem à disposição diversos laboratórios, biblioteca, auditórios e equipe profissional de assistência ao discente formada por nutricionista, assistente social
O mercado de trabalho para o graduado em Tecnologia em Horticultura inclui: cooperativas e associações; empresas de armazenamento e distribuição de produtos hortícolas; empresas de certificação; empresas de comercialização de insumos e produtos destinados às atividades de horticultura; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar;
Outros locais de atuação profissional são: organizações não governamentais; órgãos públicos; viveiros de produção de mudas; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Informações: [email protected]
Veja também
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
