Com dados recentes, IBGE aponta Alagoas como destaque nacional na erradicação de lixões
IMA reforça o compromisso do órgão com a gestão ambiental em Alagoas

Os dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023, revelam importantes avanços em Alagoas, com destaque para a erradicação dos lixões e a melhoria na cobertura de serviços de saneamento básico.
O Estado se destaca entre os brasileiros ao ser o único no Nordeste e, junto com o Distrito Federal, um dos dois no país a eliminar totalmente a prática de despejo de resíduos sólidos a céu aberto. Essa conquista é resultado de um esforço conjunto, com destaque para a atuação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que tem apoiado ativamente os municípios na gestão e fiscalização ambiental.
Apesar dos avanços, o estudo também aponta desafios persistentes, como a necessidade de maior implementação de políticas municipais de saneamento e educação ambiental. O IMA tem sido um aliado fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população alagoana, promovendo ações de conscientização e implementação de práticas sustentáveis. Alagoas, embora tenha avançado em algumas áreas, ainda precisa de esforços contínuos para garantir que o progresso se reflita em todos os municípios.
De acordo com a pesquisa, Alagoas não possui mais lixões em seus 102 municípios, um feito que coloca o estado como referência nacional. Esse avanço é um reflexo das ações desenvolvidas pelo IMA junto às prefeituras, com suporte no monitoramento, fiscalização e no repasse de informações sobre a destinação correta de resíduos. A coleta de resíduos especiais, como industriais e hospitalares, também atinge 82,4% dos municípios, superando a média nacional de 81%.
O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, destaca que o órgão tem sido essencial no fortalecimento da gestão de resíduos: "Nosso trabalho é contínuo e visa garantir que os municípios adotem as melhores práticas de gestão ambiental, sempre monitorando e fiscalizando de perto", disse o gestor do órgão.
A pesquisa também revela que todos os municípios de Alagoas têm serviços relacionados ao saneamento básico. Destes, 100% contam com abastecimento de água e serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; 81,3% têm esgotamento sanitário; e 92% têm serviços de drenagem e manejo de águas pluviais. O IMA tem buscado fomentar a criação dessas políticas, auxiliando os municípios no desenvolvimento de ações integradas.
Outro desafio identificado pela pesquisa é a falta de políticas de educação ambiental. Mais de 78% dos municípios alagoanos ainda não têm programas eficazes de conscientização ambiental. Para o Superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, a educação é a chave para a transformação social: "Estamos intensificando nossas ações, com mutirões de limpeza, exposições, palestras e outras iniciativas de sensibilização. A continuidade dessas ações é fundamental para formar uma geração mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente", pontuou.
Embora Alagoas tenha mostrado avanços significativos em diversas áreas, os desafios no saneamento básico e na educação ambiental demandam a continuidade das ações. Com o apoio do IMA e a adesão dos municípios a políticas mais integradas e sustentáveis, Alagoas tem o potencial de se consolidar ainda mais como um exemplo de boas práticas ambientais no Brasil.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
