Pesquisa mostra que todos os municípios de Alagoas não utilizam mais lixões
Segundo o IBGE, 100% das cidades fornecem água, serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), mostrou que todos os 102 municípios de Alagoas não utilizam mais lixões. Nas cidades alagoanas, há algum serviço relacionado ao saneamento básico, sendo 100% o abastecimento de água, serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Segundo o instituto, 81%,3% dos municípios têm esgotamento sanitário, e 92% têm serviços de drenagem e manejo de águas pluviais. Metade deles sem serviço de drenagem e manejo de águas pluviais estão inseridos no semiárido, na região do Polígono das Secas.
O Estado possui o melhor desempenho da região Nordeste no que diz respeito à cobertura de coleta de resíduos sólidos especiais, com um registro de 82,4%, percentual acima da média nacional, que é de 81%.
No Brasil, quase 32% dos municípios ainda despejam seus resíduos sólidos ao ar livre. 27 cidades apontaram que possuem unidade própria de destinação final de resíduos sólidos.
Políticas públicas
Cerca de 36,3% dos municípios alagoanos têm política municipal de saneamento básico, ou seja, grande parte das cidades alagoanas ainda não possui diretrizes, objetivos e princípios gerais para a gestão da área.
Ao todo, 37 cidades já têm política municipal de saneamento já consolidada, 14 estão em diferentes etapas de elaboração e 51 afirmam que não possuem nenhum tipo de diretriz para o setor.
No país, segundo o IBGE, 56% dos municípios têm política municipal de saneamento finalizada.
Educação ambiental
Mais de 78% das cidades de Alagoas não têm política de educação ambiental, apenas 22 municípios possuem esse documento, sendo 13 em elaboração e 9 existentes.
A política de educação ambiental é um importante instrumento de conscientização social e preservação do meio ambiente, o que infelizmente ainda é escassa em Alagoas, de acordo com a pesquisa.
O levantamento faz parte do Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023, que realiza uma espécie de “censo” da gestão dos municípios, a partir das informações fornecidas pelas prefeituras.
Os dados do suplemento da MUNIC trazem estatísticas sobre serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais de 5.570 municípios em todo o país.
Veja também
Últimas notícias
De acusação a noivado: João Neto anuncia reconciliação com ex em Maceió

Leonardo Dias apresenta projeto que protege geração de empregos na aplicação de novas leis

Dez meses após separação, mulher é morta a tiros pelo ex-marido em Delmiro Gouveia

Casal trabalha para retirar vazamento em sistema de Rio Largo nesta segunda (29)

Alunos simulam "motel" e fazem dança erótica durante gincana escolar

Sefaz-AL usa câmeras com OCR e identifica veículos com débitos de IPVA em blitz
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
