Professor confirma que lesma-do-mar-negra, vista em Maragogi, é um animal indicador de água de boa qualidade
Pesquisador Múcio Banja também explicou que a lesma é um animal inofensivo, não queima e não tem veneno
A lesma-do-mar-negra, que apareceu e surpreendeu banhistas nesta terça-feira (4) em Maragogi, município do interior de Alagoas, é um animal inofensivo e sua presença indica que a água daquele ambiente é de boa qualidade. A informação foi confirmada pelo professor Múcio Banja, biólogo que possui mestrado em oceanografia e pesquisador associado do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI).
Segundo o biólogo, a lesma é um molusco interessante porque tanto aparece na região do Atlântico, sul e norte, como também na região do Mediterrâneo.
"É um animal inofensivo. Esse bicho é indicador de água de boa qualidade, isso quer dizer que o ambiente aqui está cada vez mais preservado e tem mais qualidade", pontuou Múcio Banja.
Ele também explicou que a lesma-do-mar-negra não vive em ambientes poluídos, só em bons ambientes, além de ser um animal que não faz mal nenhum.
"Ela não queima, come algas, não tem veneno e serve de alimento para os peixes, então é um bicho completamente inofensivo", frisou.
Animal que chama a atenção
O assunto ganhou destaque nesta terça após a aparição do animal nas famosas Croas de São Bento. Alguns banhistas ficaram surpresos com a presença da lesma e registraram o momento em que ela se locomoveu no ambiente.
O fato também chamou a atenção de jangadeiros, marinheiros e turistas que estavam na praia. Muitas pessoas confundiram o animal com uma sacola que teria sido jogada no mar.
Molúsculo
A Aplysia fasciata (nome científico) é conhecida como lesma-do-mar-negra e é uma espécie de molúsculo gastrópode marinho, da família Aplysiidae. Essa espécie é ainda conhecida pelos seguintes nomes comuns: lebre-do-mar-negra, devido à existência de dois rinóforos (antenas cefálicas) na cabeça, que se assemelham às orelhas de lebre; e vinagreira-negra, devido à cor purpura do líquido não tóxico que libertam quando estão em stress.
Confira o vídeo:
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
