Professor confirma que lesma-do-mar-negra, vista em Maragogi, é um animal indicador de água de boa qualidade
Pesquisador Múcio Banja também explicou que a lesma é um animal inofensivo, não queima e não tem veneno

A lesma-do-mar-negra, que apareceu e surpreendeu banhistas nesta terça-feira (4) em Maragogi, município do interior de Alagoas, é um animal inofensivo e sua presença indica que a água daquele ambiente é de boa qualidade. A informação foi confirmada pelo professor Múcio Banja, biólogo que possui mestrado em oceanografia e pesquisador associado do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI).
Segundo o biólogo, a lesma é um molusco interessante porque tanto aparece na região do Atlântico, sul e norte, como também na região do Mediterrâneo.
"É um animal inofensivo. Esse bicho é indicador de água de boa qualidade, isso quer dizer que o ambiente aqui está cada vez mais preservado e tem mais qualidade", pontuou Múcio Banja.
Ele também explicou que a lesma-do-mar-negra não vive em ambientes poluídos, só em bons ambientes, além de ser um animal que não faz mal nenhum.
"Ela não queima, come algas, não tem veneno e serve de alimento para os peixes, então é um bicho completamente inofensivo", frisou.
Animal que chama a atenção
O assunto ganhou destaque nesta terça após a aparição do animal nas famosas Croas de São Bento. Alguns banhistas ficaram surpresos com a presença da lesma e registraram o momento em que ela se locomoveu no ambiente.
O fato também chamou a atenção de jangadeiros, marinheiros e turistas que estavam na praia. Muitas pessoas confundiram o animal com uma sacola que teria sido jogada no mar.
Molúsculo
A Aplysia fasciata (nome científico) é conhecida como lesma-do-mar-negra e é uma espécie de molúsculo gastrópode marinho, da família Aplysiidae. Essa espécie é ainda conhecida pelos seguintes nomes comuns: lebre-do-mar-negra, devido à existência de dois rinóforos (antenas cefálicas) na cabeça, que se assemelham às orelhas de lebre; e vinagreira-negra, devido à cor purpura do líquido não tóxico que libertam quando estão em stress.
Confira o vídeo:
Veja também
Últimas notícias

Morre aos 44 anos MC Pink, filha caçula de Garrincha

Câmara de Maceió divulga estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Saúde e mobilidade urbana: Luciano Barbosa entrega duas grandes obras nesta segunda-feira (6)

Em audiência pública, Carol Dias defende planejamento antecipado para acolhimento de idosos

Vice-governador e presidente da Conab lançam 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
