Inmet emite alerta vermelho de chuvas para Região Norte de Alagoas
Alerta de grande perigo vale para 11 municípios da região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta quarta-feira (5), o alerta de chuvas para todos os municípios alagoanos. De acordo com o órgão, 11 cidades da Região Norte de Alagoas estão agora com alerta vermelho (grande perigo). Outros 48 municípios estão com alerta laranja (perigo) e os demais 43 estão sob alerta amarelo (potencial perigo).
Segundo o instituto, os 11 municípios em alerta vermelho (grande perigo) são: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Jacuípe, Jundiá, Campestre e Novo Lino.
O alerta vermelho segue até às 15h desta quarta-feira (5), segundo a previsão do Instituto, e os demais até 10h desta quinta-feira (6). Ainda na Região Norte, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde e Colônia Leopoldina estão em alerta laranja (perigo).
Conforme ainda informou o Inmet, nas cidades em alerta vermelho, a previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos com mais de 100km/h. Há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) comunicou que os municípios de Passo de Camaragibe e São Luís do Quitunde sofreram grandes volumes de chuvas, com acumulados de 37,6 mm e 27,5 mm, respectivamente. Em Maceió, os maiores acumulados foram registrados no bairro Farol, com 73,3 mm. A Semarh informou que até o início da tarde, não há elevação significativa nos níveis dos principais rios e lagoas do Estado.