Projeto de castração de animais em Matriz de Camaragibe torna-se referência em AL
Mais de 300 animais já foram castrados na cidade
O município de Matriz de Camaragibe tem se tornado referência em Alagoas com um projeto de castração de animais de rua. Desde que o projeto iniciou na gestão do prefeito Fernando Cavalcante (MDB), mais de 300 animais (cães e gatos) já foram castrados na cidade. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do projeto Anjos de Patinhas.
De acordo com a Prefeitura de Matriz de Camaragibe, mensalmente dez animais entre cachorros e gatos são castrados de forma gratuita. Eles são capturados, esterilizados, devolvidos à rua e muitos deles acabam sendo adotados e ganham um lar. [Veja o vídeo no final da reportagem].
O médico veterinário, Lucas Laurindo, contou como funciona o projeto. “Esse projeto é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Anjos de Patinhas de Matriz. Voluntários do projeto Anjos de Patinhas capturam animais em situação de rua para que esses sejam castrados. Nós utilizamos o método chamado Método CED, que é Captura, Esteriliza e Devolve. Então, após castrados e recuperados, esses animais vão para uma tentativa de adoção. É anunciado nas redes sociais do projeto, alguns nós conseguimos adoção; outros, não, e esses que não são adotados voltam para a rua, mas castrados, a fim de a médio e longo prazo a gente conseguir controlar a quantidade de animais nas ruas”, disse.
Lucas Laurindo ressaltou que os resultados são satisfatórios. “Já foram mais de 300 castrados e os resultados são nítidos: nós percebemos uma diminuição na quantidade de animais nas ruas e com isso os riscos de doenças zoonóticas, que são doenças que os animais podem transmitir para os seres humanos; também o risco de acidente é muito diminuído, de atropelamentos, mordeduras; e a quantidade de animais em sofrimento nas ruas também diminui em consequência dessa ação que é de fundamental importância”, destacou.
O veterinário também frisou a sensibilidade do governo municipal com a causa. “Demonstra uma grande sensibilidade por parte do nosso secretário de Saúde, Rones Toledo e também do nosso prefeito Fernando Cavalcante que acatou de muito bom grado essa ação que vem fazendo muita diferença em Matriz e na Região Norte de Alagoas, que nós fomos os pioneiros, é a primeira gestão na história de Matriz que se preocupa com a saúde dos animais, além da saúde das pessoas”, finalizou Lucas Laurindo.
Veja aqui o vídeo:
Veja também
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
