Saúde

Projeto de castração de animais em Matriz de Camaragibe torna-se referência em AL

Mais de 300 animais já foram castrados na cidade

Por Maurício Silva 18/02/2025 08h08 - Atualizado em 18/02/2025 10h10
Projeto de castração de animais em Matriz de Camaragibe torna-se referência em AL
Animais são castrados e muitos ganham um lar - Foto: Amadeu Nascimento / Assessoria

O município de Matriz de Camaragibe tem se tornado referência em Alagoas com um projeto de castração de animais de rua. Desde que o projeto iniciou na gestão do prefeito Fernando Cavalcante (MDB), mais de 300 animais (cães e gatos) já foram castrados na cidade. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do projeto Anjos de Patinhas.

De acordo com a Prefeitura de Matriz de Camaragibe, mensalmente dez animais entre cachorros e gatos são castrados de forma gratuita. Eles são capturados, esterilizados, devolvidos à rua e muitos deles acabam sendo adotados e ganham um lar. [Veja o vídeo no final da reportagem]. 

O médico veterinário, Lucas Laurindo, contou como funciona o projeto. “Esse projeto é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Anjos de Patinhas de Matriz. Voluntários do projeto Anjos de Patinhas capturam animais em situação de rua para que esses sejam castrados. Nós utilizamos o método chamado Método CED, que é Captura, Esteriliza e Devolve. Então, após castrados e recuperados, esses animais vão para uma tentativa de adoção. É anunciado nas redes sociais do projeto, alguns nós conseguimos adoção; outros, não, e esses que não são adotados voltam para a rua, mas castrados, a fim de a médio e longo prazo a gente conseguir controlar a quantidade de animais nas ruas”, disse.

Lucas Laurindo ressaltou que os resultados são satisfatórios. “Já foram mais de 300 castrados e os resultados são nítidos: nós percebemos uma diminuição na quantidade de animais nas ruas e com isso os riscos de doenças zoonóticas, que são doenças que os animais podem transmitir para os seres humanos; também o risco de acidente é muito diminuído, de atropelamentos, mordeduras; e a quantidade de animais em sofrimento nas ruas também diminui em consequência dessa ação que é de fundamental importância”, destacou.

O veterinário também frisou a sensibilidade do governo municipal com a causa. “Demonstra uma grande sensibilidade por parte do nosso secretário de Saúde, Rones Toledo e também do nosso prefeito Fernando Cavalcante que acatou de muito bom grado essa ação que vem fazendo muita diferença em Matriz e na Região Norte de Alagoas, que nós fomos os pioneiros, é a primeira gestão na história de Matriz que se preocupa com a saúde dos animais, além da saúde das pessoas”, finalizou Lucas Laurindo.

Veja aqui o vídeo: