Com operações constantes, Maragogi amplia segurança e fiscalização no setor aquaviário
O município se firma como referência nacional em turismo sustentável e uso responsável do mar
 
                            O município de Maragogi vem consolidando uma transformação exemplar no setor aquaviário, aliando fiscalização rigorosa, ordenamento náutico e proteção ambiental. Em uma atuação coordenada entre a Secretaria Especial de Proteção e Defesa Social, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a cidade do Litoral Norte de Alagoas dobrou o número de operações de fiscalização, reorganizou o uso do espaço marítimo e reforçou a vocação para o turismo sustentável.
Com a aquisição de três motos aquáticas (jet ski) e três lanchas — sendo uma ambulancha — o município fortaleceu a capacidade de resposta em segurança e salvamento. As operações resultaram em prisões, apreensões e autuações, com foco no combate a irregularidades como aluguel de embarcações para pessoas sem habilitação e trânsito de veículos automotores em faixa de areia, prática proibida por lei.

Além da atuação no mar, há fiscalização em terra firme, realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipuma). O trabalho abrange desde o ordenamento de embarcações com rodízio nas marés, até a regularização de licenças de operação para empreendimentos turísticos.
A estrutura de apoio também foi reforçada: dez fiscais aquaviários, 13 monitores nas piscinas naturais, três marinheiros e um socorrista atuam diariamente. As boias de demarcação, agora mais visíveis e bem posicionadas, delimitam com precisão áreas de banho, embarque e desembarque, promovendo segurança e organização.
O secretário Especial de Proteção e Defesa Social, Eliezer Lisboa, destacou que o trabalho tem sido eficaz. “O trabalho interagências já é uma realidade consolidada em Maragogi. A presença constante das forças de segurança nas áreas costeiras tem proporcionado um ambiente mais seguro, ordenado e sustentável,” disse o coronel.
Mar preservado, futuro garantido
A cidade da Costa dos Corais alagoana investe com ousadia e consistência em projetos ambientais de impacto, como a Biofábrica de Corais, que já implantou mais de 1.200 colônias nos recifes das Galés, sem registros de mortalidade. As ações visam regenerar ecossistemas impactados e mitigar os efeitos globais do aquecimento dos oceanos.
Além disso, a gestão municipal mantém programas contínuos de educação ambiental, especialmente nas escolas da rede municipal, que engaja moradores, turistas e operadores de turismo em ações de preservação.
A secretária de Meio Ambiente de Maragogi, Hévine Claudio, frisou que o cuidado ambiental é fundamental para o futuro. “Cuidar do meio ambiente não é apenas uma questão de responsabilidade legal, mas de compromisso com as futuras gerações. A fiscalização nas praias e no mar evita práticas predatórias e protege os recifes, manguezais e a fauna marinha. Cada embarcação regularizada e cada condutor orientado representa um avanço na preservação dos nossos ecossistemas”, afirmou.
Turismo responsável é ativo estratégico
As ações de ordenamento e fiscalização também impactam diretamente na imagem do município como destino turístico nacional e internacional. “Quando cuidamos do nosso território de forma organizada e ambientalmente responsável, fortalecemos a imagem da cidade como destino seguro e sustentável. Isso atrai um turismo de maior qualidade, gera emprego e garante que Maragogi continue sendo um dos lugares mais desejados do Brasil – sem comprometer sua beleza natural”, destaca o secretário de Turismo, Lucas Victor Rodrigues.
Um modelo de futuro no presente
Em um cenário global onde os destinos turísticos enfrentam o desafio de equilibrar crescimento econômico com preservação ambiental, Maragogi mostra que é possível avançar com planejamento, ação e cooperação entre instituições. 
A cidade não apenas protege seu maior patrimônio — o mar — como também desenha um futuro mais seguro, sustentável e admirado. Um exemplo para o Brasil. E, talvez, para o mundo.

Veja também
Últimas notícias
 
            STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
 
            Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
 
            Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
 
            Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
 
            MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
 
            Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            