Renan Calheiros anuncia mobilização para implantação da Ufal em Porto Calvo
Senador esteve nesta quinta-feira (17) na cidade
O senador Renan Calheiros (MDB) afirmou que está se mobilizando para a retomada do projeto para a implantação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Porto Calvo. O parlamentar esteve nesta quinta-feira (17) na cidade visitando obras junto com governador Paulo Dantas (MDB) e a prefeita Eronita Sposito (MDB).
O Ministério da Educação (MEC) chegou a aprovar em 2014 o projeto para a implantação do campus da Ufal em Porto Calvo. Em 2016, o ex-prefeito Ormindo Uchôa chegou a doar um terreno para a construção da universidade no município, mas até hoje nada de concreto foi realizado.
Renan Calheiros disse que o projeto está parado por conta do Governo Federal. “Esse projeto ele andou bastante junto ao Governo Federal até que chegou o governo Bolsonaro, que desmobilizou completamente. A prefeita no mês passado esteve lá em Brasília e nós estamos começando a retomar a pressão, a mobilização para que tenhamos aqui em Porto Calvo também um campus da Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou.
Calheiros comentou sobre a expansão da Ufal no Estado citando várias cidades onde há campus e disse que pode até apelar para o governo estadual para que Porto Calvo seja contemplado com uma universidade. “Se o governo [federal] tiver dificuldade com relação a isso, nós vamos apelar para o governador Paulo Dantas para que ele quem sabe faça aqui em Porto Calvo um campus da Uneal”, disse.
O senador espera que a mobilização surta efeito. “Nós esperamos que essa pressão em Brasília possa ser retomada e nós possamos ter o início da construção desse campus, uma vez que já temos o terreno. Já temos o terreno disponibilizado pelo município de Porto Calvo”, ressaltou.
O terreno
Em janeiro de 2016, o ex-prefeito Ormindo Uchôa doou um terreno de 58 mil metros quadrados, localizado a 900 metros do Centro cidade, na fazenda Santo Amaro. Na época, a previsão era de investir cerca de R$ 46 milhões.
Reitoria
O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, explicou que em entrevista ao grupo 7Segundos, em julho de 2023, que o projeto é para Porto Calvo. “A determinação é do Governo Federal, o projeto está posto, foi aprovado e pactuado. O único projeto que a gente tem hoje no Litoral Norte é esse com Porto Calvo. Então a expectativa é que o governo honre o que o se comprometeu, inclusive com a nossa bancada federal e com a bancada estadual”, disse à época.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Arapiraca vai sediar primeiro encontro de bandas filarmônicas do Agreste
Idosa é baleada enquanto dormia e morre em São Miguel dos Campos
Central de Monitoramento Alurb pelo WhatsApp está fora do ar para manutenção
Confira programação da abertura do Natal de Todos Nós que acontece neste sábado (6)
PC intensifica combate à violência contra a mulher e expande rede de proteção em Maceió
Ação esportiva destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de pele
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
