Renan Calheiros anuncia mobilização para implantação da Ufal em Porto Calvo
Senador esteve nesta quinta-feira (17) na cidade
O senador Renan Calheiros (MDB) afirmou que está se mobilizando para a retomada do projeto para a implantação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Porto Calvo. O parlamentar esteve nesta quinta-feira (17) na cidade visitando obras junto com governador Paulo Dantas (MDB) e a prefeita Eronita Sposito (MDB).
O Ministério da Educação (MEC) chegou a aprovar em 2014 o projeto para a implantação do campus da Ufal em Porto Calvo. Em 2016, o ex-prefeito Ormindo Uchôa chegou a doar um terreno para a construção da universidade no município, mas até hoje nada de concreto foi realizado.
Renan Calheiros disse que o projeto está parado por conta do Governo Federal. “Esse projeto ele andou bastante junto ao Governo Federal até que chegou o governo Bolsonaro, que desmobilizou completamente. A prefeita no mês passado esteve lá em Brasília e nós estamos começando a retomar a pressão, a mobilização para que tenhamos aqui em Porto Calvo também um campus da Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou.
Calheiros comentou sobre a expansão da Ufal no Estado citando várias cidades onde há campus e disse que pode até apelar para o governo estadual para que Porto Calvo seja contemplado com uma universidade. “Se o governo [federal] tiver dificuldade com relação a isso, nós vamos apelar para o governador Paulo Dantas para que ele quem sabe faça aqui em Porto Calvo um campus da Uneal”, disse.
O senador espera que a mobilização surta efeito. “Nós esperamos que essa pressão em Brasília possa ser retomada e nós possamos ter o início da construção desse campus, uma vez que já temos o terreno. Já temos o terreno disponibilizado pelo município de Porto Calvo”, ressaltou.
O terreno
Em janeiro de 2016, o ex-prefeito Ormindo Uchôa doou um terreno de 58 mil metros quadrados, localizado a 900 metros do Centro cidade, na fazenda Santo Amaro. Na época, a previsão era de investir cerca de R$ 46 milhões.
Reitoria
O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, explicou que em entrevista ao grupo 7Segundos, em julho de 2023, que o projeto é para Porto Calvo. “A determinação é do Governo Federal, o projeto está posto, foi aprovado e pactuado. O único projeto que a gente tem hoje no Litoral Norte é esse com Porto Calvo. Então a expectativa é que o governo honre o que o se comprometeu, inclusive com a nossa bancada federal e com a bancada estadual”, disse à época.
Veja também
Últimas notícias
Trump anuncia tarifa de 10% contra Dinamarca e outros países contrários a compra da Groelândia
Líderes do Mercosul e da UE assinam acordo e defendem multilateralismo
Óleo na pista causa acidentes em ladeira na Gruta, em Maceió
Animais silvestres mantidos ilegalmente são resgatados de residência na Mangabeiras
[Vídeo] Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió emite nota de repúdio às ações da SMTT de Marechal Deodoro
CRB lança ação solidária de doação de sangue em parceria com o Hemoal
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
