Renan Calheiros anuncia mobilização para implantação da Ufal em Porto Calvo
Senador esteve nesta quinta-feira (17) na cidade

O senador Renan Calheiros (MDB) afirmou que está se mobilizando para a retomada do projeto para a implantação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Porto Calvo. O parlamentar esteve nesta quinta-feira (17) na cidade visitando obras junto com governador Paulo Dantas (MDB) e a prefeita Eronita Sposito (MDB).
O Ministério da Educação (MEC) chegou a aprovar em 2014 o projeto para a implantação do campus da Ufal em Porto Calvo. Em 2016, o ex-prefeito Ormindo Uchôa chegou a doar um terreno para a construção da universidade no município, mas até hoje nada de concreto foi realizado.
Renan Calheiros disse que o projeto está parado por conta do Governo Federal. “Esse projeto ele andou bastante junto ao Governo Federal até que chegou o governo Bolsonaro, que desmobilizou completamente. A prefeita no mês passado esteve lá em Brasília e nós estamos começando a retomar a pressão, a mobilização para que tenhamos aqui em Porto Calvo também um campus da Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou.
Calheiros comentou sobre a expansão da Ufal no Estado citando várias cidades onde há campus e disse que pode até apelar para o governo estadual para que Porto Calvo seja contemplado com uma universidade. “Se o governo [federal] tiver dificuldade com relação a isso, nós vamos apelar para o governador Paulo Dantas para que ele quem sabe faça aqui em Porto Calvo um campus da Uneal”, disse.
O senador espera que a mobilização surta efeito. “Nós esperamos que essa pressão em Brasília possa ser retomada e nós possamos ter o início da construção desse campus, uma vez que já temos o terreno. Já temos o terreno disponibilizado pelo município de Porto Calvo”, ressaltou.
O terreno
Em janeiro de 2016, o ex-prefeito Ormindo Uchôa doou um terreno de 58 mil metros quadrados, localizado a 900 metros do Centro cidade, na fazenda Santo Amaro. Na época, a previsão era de investir cerca de R$ 46 milhões.
Reitoria
O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, explicou que em entrevista ao grupo 7Segundos, em julho de 2023, que o projeto é para Porto Calvo. “A determinação é do Governo Federal, o projeto está posto, foi aprovado e pactuado. O único projeto que a gente tem hoje no Litoral Norte é esse com Porto Calvo. Então a expectativa é que o governo honre o que o se comprometeu, inclusive com a nossa bancada federal e com a bancada estadual”, disse à época.
Veja também
Últimas notícias

Em ato de 7 de Setembro, Cabo Bebeto reforça apoio a Bolsonaro e pede unidade da direita

Tarcísio de Freitas defende candidatura de Bolsonaro nas eleições de 2026

Com mensagem de união, Arapiraca celebra 203 anos da Independência do Brasil

Emoção: Evangelista André Vitor se encontra com Renato Aragão e família

PRF Participa do Desfile Cívico-Militar em Comemoração ao 203° Aniversário da Independência do Brasil

Apoiadores e parlamentares realizam ato “Reaja Brasil” na Avenida Paulista
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
