Covid-19: novo estudo sugere que coronavírus surgiu em morcegos
Pesquisa aponta que vírus saltou de morcegos-ferradura para mamíferos selvagens comercializados em mercados na China
Um estudo publicado nesta quarta-feira (7) reforça a hipótese de que a pandemia de Covid-19 teve origem em morcegos e que o vírus Sars-CoV-2 foi transmitido para humanos por meio do comércio de mamíferos selvagens em mercados na China.
A pesquisa, publicada na revista científica Cell, chegou a essa conclusão após comparar a trajetória evolutiva do vírus com o Sars-CoV, o responsável pela pandemia de Sars (Síndrome respiratória aguda grave) em 2002, que se espalhou por 33 países e causou 774 mortes.
Segundo os pesquisadores, os dois vírus seguiram caminhos “extraordinariamente semelhantes”. Ambos circularam por milhares de anos em morcegos-ferradura no sudoeste da China e no norte do Laos, sofrendo recombinações genéticas antes de infectar mamíferos selvagens, como civetas e cães-guaxinim. Esses animais, comercializados em mercados urbanos, teriam facilitado a transmissão para humanos.
“Quando se vende animais selvagens no coração das cidades, vai haver uma pandemia de tempos em tempos”, disse Michael Worobey, biólogo evolutivo da Universidade do Arizona e coautor do estudo, em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times.
A análise genômica de 250 coronavírus revelou que o ancestral do Sars-CoV-2 deixou sua região de origem – no oeste da China ou norte do Laos – entre 2012 e 2014, anos antes de surgir em Wuhan, a cerca de 2.700 km de distância.
A velocidade de dispersão dos morcegos, estimada em 2 a 3 km por ano, torna improvável que o vírus tenha chegado a Wuhan naturalmente. O comércio de animais selvagens, segundo os cientistas, explica essa distância.
O estudo aponta que o mercado de frutos do mar de Huanan, em Wuhan, foi o epicentro inicial da Covid-19. Isso porque os primeiros casos foram registrados naquele local e há evidências de pelo menos duas transmissões do vírus de animais para humanos lá.
Mamíferos selvagens vendidos com o vírus foram encontrados em mercados, reforçando a conexão com o comércio de animais.
Contexto político
A pesquisa surge em meio a debates sobre a origem da pandemia. A teoria de um vazamento de laboratório em Wuhan, defendida pela Casa Branca, que criou uma página intitulada “Vazamento de laboratório: a verdadeira origem da Covid-19”, é contestada pelos autores.
Eles argumentam que a distância entre Wuhan e as regiões de origem dos morcegos não é um obstáculo, dado o transporte de animais por longas distâncias. O governo chinês, por sua vez, nega a teoria do vazamento e sugere que o vírus poderia ter vindo de um laboratório nos Estados Unidos.
“No início da pandemia, havia a preocupação de que a distância entre Wuhan e o reservatório do vírus em morcegos fosse extrema demais para uma origem zoonótica. Este artigo mostra que isso não é incomum e é extremamente semelhante ao surgimento da SARS em 2002”, disse em comunicado Joel Wertheim, coautor do estudo e professor de medicina na Universidade da Califórnia em San Diego.
Os cientistas dizem que o aumento das interações entre humanos e animais, impulsionado pelo comércio de animais selvagens e pela destruição de habitats, eleva o risco de novas pandemias. Eles defendem a continuidade de amostragens em populações de morcegos para monitorar os vírus e prevenir futuros surtos.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
