Meio ambiente

Prefeitura faz operação para coibir bicicletas motorizadas nas praias de Maragogi

Ação iniciou na manhã desta quinta-feira (8)

Por 7Segundos 08/05/2025 14h02
Prefeitura faz operação para coibir bicicletas motorizadas nas praias de Maragogi
Andar de bicicleta na faixa de areia de praia é proibido - Foto: Assessoria

A prefeitura deu início na manhã desta quinta-feira (8) a uma operação visando coibir o uso de bicicletas motorizadas nas faixas de areia das praias do município de Maragogi. A ação na cidade do Litoral Norte de Alagoas começou pela Praia de Maragogi.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Eliezer Lisboa, a operação cumpre a legislação com base no Plano de Manejo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que não permite veículos motorizados na faixa de areia. A proibição tem também como base resoluções dos conselhos Estadual de Trânsito e do Meio Ambiente.

Eliezer Lisboa destacou o trabalho realizado na operação. “Estamos hoje notificando e depois a gente vai fazer com que aqueles permaneçam desrespeitando a norma, a gente vai fazer a apreensão das bicicletas motorizadas. Aquelas bicicletas de propulsão humana podem trafegar normalmente pela faixa de areia”, esclareceu.

A operação conjunta realizada pela Prefeitura de Maragogi contou a participação da Secretaria de Segurança Pública (Guarda Civil Municipal – GCM e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT); Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipuma).

Acidente


No último sábado (3) um menino pilotava uma bicicleta elétrica na Praia de Maragogi, quando por volta das 15h, caiu do veículo e fraturou os dois braços. A equipe do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para a ocorrência. O acidente ocorreu quando passou por outras crianças jogando futebol. A bola bateu na roda e a bicicleta caiu.