Confira a situação dos principais rios de Alagoas após intensificação das chuvas
Rios apresentam cotas elevadas, mas maioria segue dentro da calha
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, na manhã desta segunda-feira (19), um novo boletim sobre o quadro hidrológico dos principais rios de Alagoas. Apesar das chuvas persistentes desde o fim de semana, a maioria dos rios monitorados apresenta elevações dentro da normalidade. No entanto, alguns pontos do estado requerem atenção especial.
A situação é mais delicada nos rios Santo Antônio (São Luís do Quitunde), Manguaba (Jundiá) e Porto Calvo. Esses corpos hídricos continuam com elevação contínua desde o domingo e podem atingir cota de transbordamento ao longo do dia, dependendo da intensidade das próximas chuvas.
O Rio Camaragibe segue sob risco, especialmente nas partes mais baixas de Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe, onde o escoamento é dificultado pela influência das marés.
Nos municípios de Flexeiras e Jacuípe, os rios Jitituba e Jacuípe atingiram níveis máximos sem transbordar, e agora apresentam sinais de estabilização. No caso do Jitituba, há possibilidade de alagamentos pontuais se a elevação persistir.
As lagoas Mundaú e Manguaba, que recebem grande volume dos rios Paraíba, Mundaú e Sumaúma, continuam em elevação lenta. Ainda se mantêm dentro da normalidade, mas já se aproximam da cota de atenção, exigindo monitoramento constante.
O Rio Paraíba apresentou elevação considerável desde as cabeceiras até a foz, estabilizou durante a madrugada e voltou a subir discretamente nesta manhã. O nível segue dentro da calha, sem risco de transbordamento.
Já o Rio Mundaú registrou aumentos significativos na região de cabeceiras, com destaque para Santana do Mundaú e São José da Laje, por meio do Rio Canhoto. A partir de União dos Palmares, o rio apresentou elevações mais intensas, observadas também em Murici e Rio Largo. Apesar da elevação lenta nas últimas horas, os níveis continuam estáveis e sem transbordamentos.
O Rio São Miguel manteve cota alta e estável durante toda a madrugada e voltou a subir levemente na manhã desta segunda-feira, permanecendo dentro da calha.
A Semarh, em parceria com a Defesa Civil Estadual e municipais, acompanha em tempo real os dados hidrológicos. A orientação é que a população evite áreas de risco, verifique os comunicados oficiais e não compartilhe informações falsas.
Em caso de emergência, os contatos são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
