São Luís do Quitunde decreta emergência por causa do estrago deixado pelas chuvas
Situação emergencial terá duração de 180 dias

O município de São Luís do Quitunde é o mais afetado com o temporal que assola Alagoas desde o último sábado (17) e a prefeita Márcia Cavalcante (MDB) decretou estado de emergência na cidade por causa dos danos causados pelas chuvas. A medida emergencial entrou em vigor na noite desta quarta-feira (21) e é valido por 180 dias.
A medida, formalizada por meio do Decreto Municipal nº 017/2025, assinada pela prefeita Márcia Cavalcante, reconhece os danos provocados por uma tempestade local do tipo convectiva. Com o decreto em vigor, o município agora aguarda o reconhecimento federal para acessar recursos que permitirão ações emergenciais e a recuperação de áreas atingidas.
São Luís do Quitunde é o primeiro município alagoano a adotar a medida devido às chuvas que castigam o território alagoano. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado no fim da manhã desta quarta-feira (21), a cidade possui agora 160 pessoas afetadas diretamente pelas chuvas.
São Luís do Quitunde tem o maior número de desabrigados no Estado (pessoas que estão alojadas em abrigos), totalizando 144, e 16 desalojados (abrigadas temporariamente em casas de família). Na terça-feira (20), o número de pessoas afetadas pelas chuvas na cidade era 44 entre desalojados e desabrigados.
São Luís do Quitunde é o município que enfrenta mais problemas por causa das chuvas que assolam Alagoas desde o último sábado (17). A cidade se encontra com casas inundadas e a rodovia AL-105 foi invadida pela enchente. A Prefeitura de São Luís do Quitunde suspendeu as aulas até sexta-feira (23). Na manhã desta quarta, uma barreira desabou e uma mulher foi atingida.
O Decreto Municipal nº 017/2025 permite que a prefeitura mobilize todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, convoque voluntários, promova campanhas de arrecadação, realize desapropriações em áreas de risco e entre em imóveis particulares para prestar socorro, em caso de risco iminente.
Também está autorizada a dispensa de processos licitatórios para aquisição emergencial de bens e serviços considerados essenciais para o enfrentamento da situação.
Veja também
Últimas notícias

Tartaruga-verde é resgatada na Praia dos Morros, em Passo de Camaragibe

Saiba como adquirir o Cartão Vamu 60+ e embarcar gratuitamente no transporte público

Hemoal promove primeira coleta externa de sangue do mês de outubro em Coruripe

Tartaruga-oliva é encontrada morta na orla da Pajuçara, em Maceió

Preso homem que invadiu residência e espancou família durante roubo em Viçosa

Jane Goodall, defensora do meio ambiente e 'amiga dos chimpanzés', morre aos 91 anos
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
