São Luís do Quitunde decreta emergência por causa do estrago deixado pelas chuvas
Situação emergencial terá duração de 180 dias
O município de São Luís do Quitunde é o mais afetado com o temporal que assola Alagoas desde o último sábado (17) e a prefeita Márcia Cavalcante (MDB) decretou estado de emergência na cidade por causa dos danos causados pelas chuvas. A medida emergencial entrou em vigor na noite desta quarta-feira (21) e é valido por 180 dias.
A medida, formalizada por meio do Decreto Municipal nº 017/2025, assinada pela prefeita Márcia Cavalcante, reconhece os danos provocados por uma tempestade local do tipo convectiva. Com o decreto em vigor, o município agora aguarda o reconhecimento federal para acessar recursos que permitirão ações emergenciais e a recuperação de áreas atingidas.
São Luís do Quitunde é o primeiro município alagoano a adotar a medida devido às chuvas que castigam o território alagoano. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado no fim da manhã desta quarta-feira (21), a cidade possui agora 160 pessoas afetadas diretamente pelas chuvas.
São Luís do Quitunde tem o maior número de desabrigados no Estado (pessoas que estão alojadas em abrigos), totalizando 144, e 16 desalojados (abrigadas temporariamente em casas de família). Na terça-feira (20), o número de pessoas afetadas pelas chuvas na cidade era 44 entre desalojados e desabrigados.
São Luís do Quitunde é o município que enfrenta mais problemas por causa das chuvas que assolam Alagoas desde o último sábado (17). A cidade se encontra com casas inundadas e a rodovia AL-105 foi invadida pela enchente. A Prefeitura de São Luís do Quitunde suspendeu as aulas até sexta-feira (23). Na manhã desta quarta, uma barreira desabou e uma mulher foi atingida.
O Decreto Municipal nº 017/2025 permite que a prefeitura mobilize todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, convoque voluntários, promova campanhas de arrecadação, realize desapropriações em áreas de risco e entre em imóveis particulares para prestar socorro, em caso de risco iminente.
Também está autorizada a dispensa de processos licitatórios para aquisição emergencial de bens e serviços considerados essenciais para o enfrentamento da situação.
Veja também
Últimas notícias
Dupla é condenada a mais de 19 anos de prisão por homicídio em frente a hospital em Palmeira dos Índios
Mãe é autuada por abandonar crianças na Cidade Universitária e vítimas relatam agressões e ameaças
Lewandowski alerta que mudança no papel da PF seria inconstitucional
Padrasto é preso suspeito de estuprar, agredir e ameaçar enteados em Cacimbinhas
Barbeiro vai cobrar dívida de R$ 10 por corte e é esfaqueado por cliente no Jacintinho
Homem é preso suspeito de provocar incêndio que feriu cadela em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
