Contribuintes com IPVA em atraso podem aderir a condições especiais de regularização
Programa da Sefaz contempla débitos com vencimento até 31 de dezembro de 2023

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) está oferecendo condições facilitadas para quem possui débitos de IPVA vencidos. Com o lançamento do Profis IPVA 2024, o contribuinte tem a oportunidade de regularizar sua situação com benefícios que incluem descontos no valor do imposto e redução significativa de multas e juros.
O programa contempla débitos com vencimento até 31 de dezembro de 2023 e prevê redução de 5% no valor principal do IPVA, além de isenção total de juros e multas para quem optar pelo pagamento em cota única. Já os que preferirem parcelar, podem dividir o débito em até 12 vezes mensais, com abatimento de até 80% nas multas e 60% nos juros.
Segundo o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, a medida visa oferecer alternativas acessíveis ao cidadão “O Profis IPVA é uma oportunidade para o contribuinte regularizar pendências sem comprometer sua organização financeira. É uma ação que contribui com o planejamento do cidadão e também fortalece a arrecadação para investimentos públicos no Estado”, afirma.
Como aderir
A adesão ao programa é feita online, por meio do site ipvaonline.sefaz.al.gov.br. Informando o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa do veículo, o sistema indicará automaticamente se há débitos elegíveis ao Profis. Caso positivo, serão disponibilizadas as opções de pagamento à vista ou parcelado.
O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, respeitando o valor mínimo de R$100 por parcela. As demais vencem sempre no último dia útil de cada mês. Se houver atraso, serão aplicadas as penalidades previstas em lei.
Mais informações sobre os critérios e regras estão disponíveis na Instrução Normativa nº 04/2025, publicada no Diário Oficial em 21 de janeiro de 2025, e na Lei nº 9.438/2024.
Veja também
Últimas notícias

Artesanato alagoano ganha mais uma vitrine nacional

Conheça a APA Serra da Caiçara: um marco na conservação da Caatinga em Alagoas

Secretaria de Estado da Saúde orienta sobre prevenção e tratamento da sífilis

Prefeitura de Porto de Pedras lança cadastro para fortalecer empreendedorismo feminino

Prefeitura de Palmeira dos Índios lança Programa de Recuperação Fiscal 2025

Exame médico confirma intoxicação de Hungria por metanol
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
