Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas; saiba como solicitar
Milhares de alagoanos são beneficiados com a concessão
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), beneficia milhares de alagoanos com isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O benefício é concedido a cerca de 20% da frota circulante, contemplando Pessoas com Deficiência (PcD), taxistas, locadoras de veículos, serviços turísticos, proprietários de motocicletas de até 175 cilindradas e diversas entidades.
A concessão obedece às regras estabelecidas no RICMS/AL, no Convênio Nacional ICMS nº 38/2012, no Convênio ICMS 64/2006 e na Lei 6.555/2004. De acordo com o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, a isenção de IPVA em Alagoas representa um grande avanço na política fiscal do Estado, garantindo que diversos segmentos da sociedade tenham acesso a esse benefício de forma transparente e ágil.
“Nosso compromisso é facilitar o processo para os consumidores e contribuintes, assegurando que todos os que têm direito à isenção possam obtê-la sem burocracia. A tecnologia tem sido uma grande aliada nesse sentido, e a assistente virtual Nise é um exemplo de como estamos modernizando os serviços para oferecer mais comodidade aos alagoanos, que podem fazer a solicitação de isenção sem precisar se deslocar a um ponto de atendimento presencial da Sefaz”, complementa.
Os avanços na modernização da Sefaz-AL facilitaram o acesso aos serviços fazendários e possibilitaram a promoção de melhores formas de inclusão social. O Programa Correria é um bom exemplo disso. Com o objetivo de valorizar profissionais que utilizam veículos automotores como ferramenta de trabalho, a iniciativa beneficia mais de 170 mil alagoanos.
Para Elias Sena, beneficiado com a isenção do IPVA, o impacto foi significativo. Ele discorreu sobre o benefício e a segurança que isso proporcionou: “O valor que seria destinado ao pagamento do IPVA foi muito bem aproveitado. Como se tratava de uma quantia relativamente boa, consegui investir na manutenção preventiva do meu veículo e também substituir itens obrigatórios, como os pneus. Essa isenção fez toda a diferença, pois, além de aliviar o orçamento, permitiu que eu deixasse o veículo em dia e mais seguro. Tanto para minha própria segurança quanto para aqueles que andam comigo.”
A superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, destaca que a Sefaz-AL segue empenhada em promover melhorias contínuas para os contribuintes alagoanos.
“Nosso objetivo é não apenas manter, mas expandir essas iniciativas, avançando para uma gestão fiscal mais eficiente e acessível. A Sefaz-AL segue atenta às necessidades da população e empenhada em adaptar seus serviços para que todos os alagoanos possam ter acesso aos benefícios que são seus direitos, de maneira justa e simplificada”, pontua.
Como solicitar a isenção de IPVA
Para isenção deste imposto, basta acessar a assistente virtual Nise, pelo site da secretaria (sefaz.al.gov.br) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot). Ao iniciar a conversa com a assistente virtual, o solicitante deve preencher informações básicas como nome completo, CPF, telefone e e-mail. Depois, basta seguir o roteiro: 1 - Imposto; 2 - IPVA; e 3 - Pedido de Isenção.
Após o procedimento, deve-se informar o grupo ao qual se enquadra o requerente. Alguns documentos deverão ser anexados durante a solicitação, o passo a passo completo de todos os requerimentos, bem como a lista de documentos se encontram no link www.sefaz.al.gov.br/nise/servi... , no menu “Isenção IPVA”.
No caso de proprietários de motocicletas usadas de até 175 cilindradas, se o comprador do veículo for elegível à isenção, o próprio sistema reconhecerá automaticamente a situação. A isenção será então concedida em um prazo de até 10 dias úteis.
"Após a venda do veículo e a transferência registrada no Detran Departamento Estadual de Trânsito], a Sefaz cruza as informações e verifica se o novo comprador cumpre os requisitos para a isenção. Em caso positivo, ela é concedida automaticamente. Depois do prazo estipulado, o novo proprietário pode acessar o site do IPVA online e verificar se a motocicleta está isenta do imposto", explica o superintendente de Crédito Tributário da Sefaz-AL, Ascânio Brêda, mencionando que veículos transferidos após o vencimento do final de placa não terão direito à isenção para o ano corrente.
Veja também
Últimas notícias
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Dia do Evangélico é comemorado em noite de fé e adoração no Louva Palmeira 2025
Natal de Todos Nós: Maceió acende luzes do Natal de Todos Nós neste sábado (6)
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
