Batalhão de Salvamento Aquático atua em 15 mil ocorrências e ações preventivas em maio
Mês de maio teve uma diminuição de 25,9% em comparação com o mesmo período de abril
Batalhão de Salvamento Aquático (BBMSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou no mês passado 111 ocorrências, incluindo três buscas por cadáveres, 61 resgates de afogamento, 13 acidentes com animais marinhos e três localizações de crianças perdidas. Também foram registradas 28 ocorrências diversas como emergências clínicas e traumáticas, retirada de anéis e tentativas de suicídio. Um dado positivo é que não houve registro de óbitos por afogamento no período.
Ao todo, foram 15.540 intervenções, que incluem as ações preventivas, fundamentais para conscientizar a população, evitar acidentes e contribuir significativamente para a redução de ocorrências. Esse número representa uma redução de 25,9% em comparação com abril, quando foram contabilizadas 20.997 intervenções.
As ações preventivas evidenciam o impacto direto da orientação e da vigilância exercidas diariamente pelos guarda-vidas junto a banhistas e turistas. Ações de prevenção consistem na entrega de pulseiras a crianças, orientações aos banhistas sobre locais de risco de afogamento, fixação de placas de sinalização nos locais de risco e circulação dos banhistas em toda a praia.
As equipes atuaram estrategicamente nas praias de Francês, Jatiúca, Mirante, Guaxuma, entre outras. As viaturas GSA 01, responsável pela cobertura do litoral Norte e Sul, e GSA 02, especializada em operações de mergulho, também prestaram apoio em pontos-chave e em situações que exigiram atuação subaquática.
A presença dos militares do Serviço de Voluntário Remunerado (SVR) foi essencial para reforçar o efetivo e garantir cobertura em áreas com grande fluxo de pessoas, como os postos Supervisor, Gunga, Sobral, Jacarecica e Barra de São Miguel.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
