PF lança Operação Incêndios 2025 com reforço histórico nas ações de combate e investigação
Plano tático prevê atuação integrada, tecnologia de ponta e expansão em estados críticos da Amazônia Legal e do Pantanal.
A Polícia Federal (PF) inicia, nesta quarta-feira (25), a Operação Incêndios 2025, ação estratégica de enfrentamento aos incêndios florestais no Brasil, com foco especial nas regiões da Amazônia Legal e do Pantanal.
A operação marca o início de uma nova fase de atuação integrada, com medidas preventivas e repressivas, diante do agravamento dos eventos climáticos extremos e do aumento expressivo dos crimes ambientais nos últimos anos.
O plano tático prevê a instalação de bases avançadas em pontos críticos, a mobilização de equipes especializadas e dedicadas, o uso intensivo de tecnologia e geointeligência, além da atuação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública e forças de segurança estaduais.
O objetivo é ampliar significativamente a capacidade de resposta da PF, que instaurou, em 2024, 138 inquéritos policiais relacionados a queimadas — um salto expressivo em comparação aos 46 registros de 2023. Em 2025, já foram instaurados 42 inquéritos.
A Operação Incêndios 2025 também reforça o compromisso da Polícia Federal com a responsabilização criminal dos autores de crimes ambientais. No ano passado, as ações da PF resultaram em 29 mandados de busca e apreensão, 3 prisões preventivas, 16 prisões em flagrante e ordens judiciais de sequestro de bens que ultrapassam R$ 400 milhões.
Coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, a operação integra esforços com o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, AGU, além de instituições estaduais e municipais.
O plano tem início imediato nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com expansão prevista para Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.
Veja também
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
