Economia

Restituição do Imposto de Renda: consulta ao terceiro lote está liberada

Pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração

Por R7 24/07/2025 15h03 - Atualizado em 24/07/2025 15h03
Restituição do Imposto de Renda: consulta ao terceiro lote está liberada
Restituição do Imposto de Renda: consulta ao 3º lote está liberada - Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) de 2025. O lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.

Ao todo, mais de 7,2 milhões de contribuintes serão contemplados, totalizando um volume de crédito superior a R$ 10 bilhões.

O pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração.

Segundo a Receita, R$ 557,7 milhões desse total estão destinados a contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e professores.

Confira a distribuição entre os grupos prioritários:

15.988 contribuintes com mais de 80 anos;
83.575 com idade entre 60 e 79 anos;
11.298 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, cerca de 6,3 milhões de contribuintes que não se enquadram nas prioridades legais, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram Pix como forma de recebimento, também foram contemplados.

Outros 755.978 contribuintes fora desses critérios completam o grupo de restituições do terceiro lote.

Como fazer a consulta?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar:

O site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal
O portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), usando a conta gov.br;
O aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para celulares e tablets (Android e iOS).
No portal, é possível consultar o extrato completo da declaração, verificar pendências e retificar a declaração, caso algum erro tenha sido identificado.

O que fazer se o pagamento não for realizado?

A restituição será creditada exclusivamente na conta informada na declaração, e a Receita alerta que o pagamento só será feito se a conta for de titularidade do contribuinte.

Caso o depósito não seja concluído por erro nos dados ou problema bancário, o valor ficará disponível para reagendamento por até um ano no Banco do Brasil.

O reagendamento pode ser feito:

Pelo portal do BB: www.bb.com.br
Pela Central de Atendimento:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (outras localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva)
Para reagendar o crédito, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.

Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, será necessário fazer uma nova solicitação por meio do e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.