Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra
Dupla estuda na Escola Estadual Professor Guedes de Miranda

Dois estudantes portocalvenses estão de malas prontas para um intercâmbio na Inglaterra. Guilherme Thiago Carvalho da Silva Santos, de 18 anos, e Jason Azevedo do Nascimento Neto, de 16 anos, estudam na Escola Estadual Professor Guedes de Miranda, na cidade de Porto Calvo, e partem para a Europa já no dia 9 de agosto. Eles fazem parte do programa Daqui Pra o Mundo.
Jason Azevedo do Nascimento Neto e Guilherme Thiago Carvalho da Silva Santos participaram nesta terça-feira (29) da cerimônia de entrega dos kits do programa para os 100 alunos da rede estadual que participarão do intercâmbio na Inglaterra. A solenidade com o governador Paulo Dantas ocorreu no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.
O jovem Guilherme Thiago Carvalho da Silva Santos estuda no 3º ano da Escola Guedes de Miranda e ficou surpreso quando soube que foi selecionado. “Foi uma notícia muito chocante, porque eu realmente não esperava que fosse passar. Quando recebi a confirmação, fiquei em choque e, aos poucos, a ficha foi caindo. Senti uma felicidade enorme e uma motivação incrível para aproveitar ao máximo essa oportunidade”, contou.

Jason Azevedo do Nascimento Neto também estuda no 3º ano e teve reação semelhante ao do colega portocalvense. “Quando eu recebi a notícia foi uma mistura de surpresa e felicidade, nem acreditei na hora, fiquei sabendo que tinha passado em um grupo da escola, quando me mencionaram, fiquei muito feliz e grato pela oportunidade”, revelou.
A notícia não foi celebrada apenas pelos estudantes aprovados. “Minha família ficou muito orgulhosa e emocionada, fiquei muito feliz por isso. Na escola os professores me parabenizaram e ficaram felizes por mim, meus amigos também comemoraram e me apoiaram. Foi muito bom saber que tem tanta gente torcendo por mim”, disse Jason Neto.
Guilherme Thiago Carvalho já está na expectativa. “Minha expectativa para o intercâmbio na Inglaterra é ampliar meu conhecimento acadêmico e cultural, além de aprimorar meu inglês em um ambiente onde poderei praticá-lo diariamente. Espero ter contato com pessoas de diferentes nacionalidades, conhecer novos métodos de ensino e desenvolver mais independência e responsabilidade. Também desejo aproveitar a oportunidade para conhecer a cultura britânica de perto, o que certamente vai enriquecer minha formação pessoal e profissional”, destacou.
O aluno Jason Neto também ressaltou que o intercâmbio será fundamental para o futuro. “Estou muito animado para viajar, conhecer um novo país, uma nova cultura, melhorar meu inglês. Acho que vai ser uma experiência incrível, que vai me ajudar a dar meus próximos passos e pensar mais sobre o meu futuro”, frisou.

O intercâmbio terá papel no desenvolvimento pessoal. “Esse intercâmbio vai representar uma grande transformação para o meu futuro, pois vai me ajudar a crescer como pessoa, ampliar minha visão de mundo e me preparar melhor para os desafios profissionais e pessoais que virão”, declarou Guilherme Thiago Carvalho.
A gestora-geral da Escola Guedes de Miranda, Maria Bernadete Gomes, destacou que a conquista inspira a comunidade. "Esse intercâmbio vai além de uma experiência individual: representa uma inspiração para toda a comunidade. Mostra que a educação é capaz de transformar vidas e abrir novas possibilidades", disse a dretora.
Daqui Pra o Mundo
Com duração de quatro semanas, o programa Daqui Pra o Mundo é uma iniciativa estratégica do Governo de Alagoas para fortalecer a formação em língua inglesa dos estudantes do ensino médio. Além de prepará-los para o mercado de trabalho, o programa busca proporcionar uma vivência cultural transformadora. Os 100 estudantes serão acompanhados por monitores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O intercâmbio é totalmente financiado pelo Governo do Estado, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro-saúde, visto, cursos de idiomas ou profissionalizantes e acompanhamento pedagógico. Além do kit, os estudantes terão à disposição um chip de celular internacional e um cartão recarregável no valor de R$ 3.600, dividido em quatro parcelas semanais durante o período do intercâmbio.

Veja também
Últimas notícias

Moraes vai ao estádio ver jogo do Corinthians horas após sofrer sanção dos EUA

Tarifaço de Trump: quem se deu bem e quem se deu mal entre as exceções da taxa de 50%

Mulher espancada pelo namorado em elevador vai reconstruir ossos da face

Jovem é encontrado morto em açude na zona rural de Maribondo

Homem é preso em flagrante após agredir a própria mãe em Maceió

Serial Killer de Maceió volta ao banco dos réus hoje por morte de adolescente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
