Educação

Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra

Dupla estuda na Escola Estadual Professor Guedes de Miranda

Por Maurício Silva 30/07/2025 14h02 - Atualizado em 30/07/2025 15h03
Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra
A dupla Guilherme Thiago e Jason Neto virou inspiração - Foto: Divulgação

Dois estudantes portocalvenses estão de malas prontas para um intercâmbio na Inglaterra. Guilherme Thiago Carvalho da Silva Santos, de 18 anos, e Jason Azevedo do Nascimento Neto, de 16 anos, estudam na Escola Estadual Professor Guedes de Miranda, na cidade de Porto Calvo, e partem para a Europa já no dia 9 de agosto. Eles fazem parte do programa Daqui Pra o Mundo.

Jason Azevedo do Nascimento Neto e Guilherme Thiago Carvalho da Silva Santos participaram nesta terça-feira (29) da cerimônia de entrega dos kits do programa para os 100 alunos da rede estadual que participarão do intercâmbio na Inglaterra. A solenidade com o governador Paulo Dantas ocorreu no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.

O jovem Guilherme Thiago Carvalho da Silva Santos estuda no 3º ano da Escola Guedes de Miranda e ficou surpreso quando soube que foi selecionado. “Foi uma notícia muito chocante, porque eu realmente não esperava que fosse passar. Quando recebi a confirmação, fiquei em choque e, aos poucos, a ficha foi caindo. Senti uma felicidade enorme e uma motivação incrível para aproveitar ao máximo essa oportunidade”, contou.

Guilherme Thiago com o governador Paulo Dantas em cerimônia em Maceió. Foto: Pei Fon


Jason Azevedo do Nascimento Neto também estuda no 3º ano e teve reação semelhante ao do colega portocalvense. “Quando eu recebi a notícia foi uma mistura de surpresa e felicidade, nem acreditei na hora, fiquei sabendo que tinha passado em um grupo da escola, quando me mencionaram, fiquei muito feliz e grato pela oportunidade”, revelou.

A notícia não foi celebrada apenas pelos estudantes aprovados. “Minha família ficou muito orgulhosa e emocionada, fiquei muito feliz por isso. Na escola os professores me parabenizaram e ficaram felizes por mim, meus amigos também comemoraram e me apoiaram. Foi muito bom saber que tem tanta gente torcendo por mim”, disse Jason Neto.

Guilherme Thiago Carvalho já está na expectativa. “Minha expectativa para o intercâmbio na Inglaterra é ampliar meu conhecimento acadêmico e cultural, além de aprimorar meu inglês em um ambiente onde poderei praticá-lo diariamente. Espero ter contato com pessoas de diferentes nacionalidades, conhecer novos métodos de ensino e desenvolver mais independência e responsabilidade. Também desejo aproveitar a oportunidade para conhecer a cultura britânica de perto, o que certamente vai enriquecer minha formação pessoal e profissional”, destacou.

O aluno Jason Neto também ressaltou que o intercâmbio será fundamental para o futuro. “Estou muito animado para viajar, conhecer um novo país, uma nova cultura, melhorar meu inglês. Acho que vai ser uma experiência incrível, que vai me ajudar a dar meus próximos passos e pensar mais sobre o meu futuro”, frisou.

Jason Neto recebeu orgulhosamente o kit Daqui Pra o Mundo. Foto: Divulgação


O intercâmbio terá papel no desenvolvimento pessoal. “Esse intercâmbio vai representar uma grande transformação para o meu futuro, pois vai me ajudar a crescer como pessoa, ampliar minha visão de mundo e me preparar melhor para os desafios profissionais e pessoais que virão”, declarou Guilherme Thiago Carvalho.

A gestora-geral da Escola Guedes de Miranda, Maria Bernadete Gomes, destacou que a conquista inspira a comunidade. "Esse intercâmbio vai além de uma experiência individual: representa uma inspiração para toda a comunidade. Mostra que a educação é capaz de transformar vidas e abrir novas possibilidades", disse a dretora.

Daqui Pra o Mundo

Com duração de quatro semanas, o programa Daqui Pra o Mundo é uma iniciativa estratégica do Governo de Alagoas para fortalecer a formação em língua inglesa dos estudantes do ensino médio. Além de prepará-los para o mercado de trabalho, o programa busca proporcionar uma vivência cultural transformadora. Os 100 estudantes serão acompanhados por monitores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O intercâmbio é totalmente financiado pelo Governo do Estado, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro-saúde, visto, cursos de idiomas ou profissionalizantes e acompanhamento pedagógico. Além do kit, os estudantes terão à disposição um chip de celular internacional e um cartão recarregável no valor de R$ 3.600, dividido em quatro parcelas semanais durante o período do intercâmbio.

Solenidade de entrega dos kits aos estudantes aconteceu no Palácio República dos Palmares. Foto: Pei Fon