Cultura

Porto Calvo vai sediar 3º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus

Evento reunirá gestores e profissionais culturais de 13 municípios para fortalecer a memória e a dinamização dos espaços culturais da região

Por 7Segundos, com Assessoria 09/07/2025 15h03 - Atualizado em 09/07/2025 15h03
Porto Calvo vai sediar 3º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus
Troca de experiências e fortalecimento cultural marcam o encontro em Porto Calvo - Foto: Assessoria

A cidade histórica de Porto Calvo será palco no dia 31 de julho do 3º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus – Região Norte, reunindo lideranças, gestores e profissionais de bibliotecas e museus de 13 municípios alagoanos. O evento é promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e organizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e o Sistema Alagoano de Museus.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a articulação entre os gestores culturais e promover estratégias para dinamizar bibliotecas e museus enquanto espaços de memória, cultura e conhecimento. Na programação, estão previstas oficinas práticas, bate-papo sobre os desafios e perspectivas locais, visitas técnicas e entrega de kits de livros, além de apresentações culturais.

Entre os municípios mobilizados estão Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca a relevância da iniciativa. "Esse encontro não apenas fomenta a troca de experiências entre municípios, mas também reafirma o compromisso do Governo de Alagoas em fortalecer os espaços culturais como centros vivos da memória e da educação, garantindo acesso e participação da população”, disse.

Já a coordenadora dos Sistemas de Bibliotecas Públicas e Museus, Mira Dantas, ressalta o impacto das ações regionais. "Ao levarmos oficinas, debates e visitas técnicas aos municípios, ampliamos o olhar sobre a realidade local e construímos juntos soluções práticas para dinamizar esses equipamentos culturais que são tão importantes para as comunidades”, destacou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/k2j8xqTY39jW9Knp8.