Fabio Costa participa de ocupação da mesa diretora da Câmara contra abusos do Judiciário
Parlamentar diz que mobilização é defesa da democracia e alerta para risco de avanço autoritário
O deputado federal Delegado Fabio Costa participa de um ato no Congresso Nacional ao lado de deputados e senadores da oposição. O grupo mantém ocupadas as mesas diretoras da Câmara e do Senado desde a noite anterior, em protesto contra o que consideram abusos do Judiciário e em defesa da democracia. A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro, é citada como mais um elemento que reforça a mobilização.
Desde as seis da manhã, parlamentares se revezam entre o plenário e os corredores, enquanto outros descansam após passarem a noite no prédio. Para Fabio Costa, a manifestação é um ato para proteger o equilíbrio entre os poderes. “O Brasil não pode seguir por um caminho em que o Judiciário legisla e ameaça o funcionamento da democracia. Regimes autoritários começam assim”, disse.
O deputado afirmou que vê com preocupação o que considera um enfraquecimento das instituições e das garantias individuais. “A história mostra que países que ignoraram sinais de abuso de poder entraram em períodos sombrios. É por isso que estamos aqui, para resistir e mostrar que a liberdade não é negociável”, afirmou.
A oposição promete manter a ocupação enquanto durar o impasse. A reação às decisões recentes do Supremo intensificou o clima político no Congresso, e o ato é visto pelos organizadores como uma demonstração de unidade contra o que classificam como excessos e ameaças ao funcionamento democrático.
Confira aqui o vídeo do deputado:
Veja também
Últimas notícias
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Família de mulher encontrada morta em União denuncia atraso em sepultamento
Palmeira dos Índios realiza mutirão de triagem para cirurgia de catarata
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
