Rafael Brito propõe Programa Servidor Aprendiz para inserir juventude no mercado de trabalho público
Projeto de Lei prevê a contratação de jovens no serviço público como forma de inserção no mercado de trabalho
Está na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2966/2024, de autoria do deputado federal Rafael Brito (MDB/AL), que institui o Programa Servidor Aprendiz. A proposta é mais uma ação do parlamentar alagoano com o objetivo de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho, desta vez por meio da atuação na administração pública. O parecer na Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência é pela aprovação da matéria.
O parlamentar destacou que o projeto trará benefícios. “A criação desse programa vai além da geração de emprego; ele deve assegurar condições dignas de trabalho e formação profissional. Os servidores aprendizes terão jornada compatível com os estudos, remuneração justa, capacitação adequada e registro em Carteira de Trabalho, conforme determina a legislação vigente”, ressaltou Rafael Brito.
Além de definir os objetivos e critérios de participação, o texto também garante os direitos dos jovens contratados e explicita as responsabilidades da administração pública e das entidades parceiras envolvidas na execução do programa. “O Programa Servidor Aprendiz representa um avanço na política de inclusão produtiva da juventude, conectando formação, experiência prática e compromisso social com a qualificação do serviço público”, avaliou o autor da matéria.
O texto, que segue em tramitação na Câmara, recebeu contribuições do Ministério Público do Trabalho. O PL 2966/2024 será analisado ainda nas comissões permanentes de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Caso não haja recurso para apreciação em plenário, a matéria seguirá diretamente para análise no Senado Federal.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
