Rafael Brito propõe Programa Servidor Aprendiz para inserir juventude no mercado de trabalho público
Projeto de Lei prevê a contratação de jovens no serviço público como forma de inserção no mercado de trabalho
Está na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2966/2024, de autoria do deputado federal Rafael Brito (MDB/AL), que institui o Programa Servidor Aprendiz. A proposta é mais uma ação do parlamentar alagoano com o objetivo de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho, desta vez por meio da atuação na administração pública. O parecer na Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência é pela aprovação da matéria.
O parlamentar destacou que o projeto trará benefícios. “A criação desse programa vai além da geração de emprego; ele deve assegurar condições dignas de trabalho e formação profissional. Os servidores aprendizes terão jornada compatível com os estudos, remuneração justa, capacitação adequada e registro em Carteira de Trabalho, conforme determina a legislação vigente”, ressaltou Rafael Brito.
Além de definir os objetivos e critérios de participação, o texto também garante os direitos dos jovens contratados e explicita as responsabilidades da administração pública e das entidades parceiras envolvidas na execução do programa. “O Programa Servidor Aprendiz representa um avanço na política de inclusão produtiva da juventude, conectando formação, experiência prática e compromisso social com a qualificação do serviço público”, avaliou o autor da matéria.
O texto, que segue em tramitação na Câmara, recebeu contribuições do Ministério Público do Trabalho. O PL 2966/2024 será analisado ainda nas comissões permanentes de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Caso não haja recurso para apreciação em plenário, a matéria seguirá diretamente para análise no Senado Federal.
Veja também
Últimas notícias
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU
Mulher morre em grave colisão registrada no Sertão de Alagoas
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões
'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió
Carro colide contra residência e condutor fica ferido no município de Porto Calvo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
