Política

Relator da anistia aposta no diálogo com oposição para viabilizar votação

Paulinho da Força espera votação do tema nesta semana no plenário da Câmara

Por R7 22/09/2025 11h11
Relator da anistia aposta no diálogo com oposição para viabilizar votação
Paulinho da Força é o relator do projeto - Foto: Billy Boss / Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional inicia a semana sob a expectativa de votação no plenário da Câmara dos Deputados do projeto da anistia aos envolvidos nos atos extremistas do 8 de Janeiro.

O relator da proposta, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), deve apresentar um parecer sobre a matéria nos próximos dias, sugerindo a redução das penas aplicadas aos que foram condenados pelo episódio. O deputado tem dito que quer a votação da matéria já nesta semana.

A expectativa é de que o deputado se reúna nesta semana com lideranças da oposição para conversar sobre a proposta. O grupo tem afirmado ser contra a redução das penas e vai continuar insistindo por uma anistia ampla, geral e irrestrita.

Paulinho da Força descarta a possibilidade de perdoar as penas os condenados do 8 de Janeiro por todos os crimes, mas concorda em rever o tempo de prisão dos que foram responsabilizados pelo caso.

O relator tem buscado o diálogo com parlamentares da esquerda à direita e com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), responsável por julgar quem participou dos atos.