Japaratinga institui programa ‘Maria da Penha vai à Escola’
Projeto visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a violência doméstica e familiar
A Prefeitura de Japaratinga publicou na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial dos Municípios (DOM) a lei municipal nº 771/2025, que institui o programa ‘Maria da Penha vai à Escola’. O projeto referendado pelo prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a violência doméstica e familiar.
O programa ‘Maria da Penha vai à Escola’ consiste em ações educativas voltadas ao público escolar, contemplando as professoras e alunas mulheres das Unidades da Rede Pública de ensino municipal.
O Poder Executivo poderá implementar o programa de forma articulada com outros órgãos da Administração Pública, podendo firmar parceria e convênios com instituições governamentais e não governamentais, empresas públicas e privadas, e movimentos sociais ligados às temáticas da Educação e dos Direitos Humanos.
O projeto tem como propósitos: contribuir para o conhecimento da comunidade escolar acerca da Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha; impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher; conscientizar adolescentes, jovens e adultos, estudantes e professores que compõem a comunidade escolar, da importância do respeito aos direitos humanos, notadamente os que refletem a promoção da igualdade de gênero, prevenindo e evitando, dessa forma, as práticas de violência contra a mulher; explicar sobre a necessidade da efetivação de registros nos órgãos competentes de denúncias dos casos de violência contra a mulher, onde quer que ela ocorra; e divulgar os vários canais de comunicação existentes para fins de recebimento de denúncias de violência contra a mulher.
De acordo com a lei municipal nº 771/2025, na última semana do mês de novembro de cada ano serão intensificadas as atividades educativas como: palestras, debates, seminários, vídeos, e outras formas de recursos. A lei entrou em vigor nesta quarta-feira (24).
Veja também
Últimas notícias
Mulher sai de restaurante para atender ligação e é baleada no rosto na parte alta de Maceió
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
