Política

Lula volta a dizer que pode ser candidato à reeleição em 2026: ‘Vai ser difícil nos derrotar’

Presidente também afirmou que vai liberar os ministros que quiserem concorrer às eleições para se candidatarem

Por R7 09/10/2025 10h10
Lula volta a dizer que pode ser candidato à reeleição em 2026: ‘Vai ser difícil nos derrotar’
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que será candidato à reeleição em 2026 se estiver bem de saúde e com a disposição que tem hoje. Lula ainda afirmou que será candidato para ganhar as eleições. “Tenho certeza que os nossos possíveis adversários devem estar mais preocupados do que eu. Porque eles sabem que vai ser difícil derrotar a gente em uma eleição”, afirmou.

As declarações de Lula foram dadas nesta quinta-feira (9) em entrevista a uma rádio local da Bahia. Na ocasião, o petista comentou também sobre o futuro dos ministros, que para concorrerem às eleições precisam se afastar dos cargos até abril do ano que vem.

“Esse é um problema, porque tenho vários ministros importantes que não queria que saíssem do governo. Mas não posso exigir esse sacrifício para o ministro que quer ser candidato. Quem quiser ser candidato, será liberado. Eu não vou impedir”, afirmou Lula.

O presidente ainda detalhou a rotina de cuidados com a saúde para garantir a possibilidade de concorrer à presidência. “O que tenho dito: eu sou um homem de 80 anos de idade, me preocupo com minha saúde, me cuido. Eu tento me preservar, porque quem me ama de verdade além da [primeira-dama] Janja, sou eu. Se eu não cuidar de mim, ninguém vai ter carinho por mim”, disse.

Segundo Lula, ele acorda todo os dias por volta das 6h para malhar por quase duas horas. “Faço esteira, faço braço, faço perna”, contou.

“Eu digo sempre o seguinte: o homem que tem uma causa, ele não consegue evitar que os anos passem. O planeta continua girando e o tempo vai passando. Mas se ele tiver uma causa para lutar, ele não fica velho. Estará todo santo dia motivado”, afirmou.