TRE-AL nega pedido para cassar mandatos dos vereadores do PL de Porto Calvo
Decisão foi tomada nesta segunda-feira (24)
Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) julgou, na tarde desta segunda-feira (24), improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pedia a cassação dos vereadores de Porto Calvo: David Pedrosa (PL), João Victor Melo (PL) e Lamark Vasconcelos (PL).
A petição negada foi apresentada pela ex-vereadora Maria do Rosário Lins Barbosa 'Zai' (MDB). Ela entrou com o pedido alegando fraude à cota de gênero pelo Partido Liberal (PL). A Aije já havia sido negada pela 14ª Zona Eleitoral, em Porto Calvo, em abril desse ano, mas a ex-parlamentar pediu a reforma da sentença junto ao TRE-AL e mais uma vez não obteve êxito.
A ex-vereadora Zai ingressou com a Aije alegando a suposta inclusão de candidaturas femininas fictícias no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) com a finalidade de burlar o percentual mínimo legal exigido (30% por gênero). A ex-parlamentar apontou na ação as candidaturas de Ana Angélica da Silva, Edigleide Maria da Silva, Ackla Thays dos Santos Nascimento e Amara dos Santos como 'fictícias'.
Com a decisão tomada nesta segunda, os parlamentares do PL: David Pedrosa, João Victor Melo e Lamark Vasconcelos continuarão exercendo os mandatos. A decisão ainda cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja também
Últimas notícias
Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça
Weverton reage a convocação para disputar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira
Diretor da OMS afirma estar ‘profundamente preocupado’ com epidemia de Ebola no Congo
Monumento Natural do Rio São Francisco recebeu mais de 1,1 milhão de visitantes em 2025
Corpo do ex-comandante aéreo de AL será velado e cremado nesta terça
Família de João Pedro juntou-se para ver convocatória... mas não foi chamado
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
