Alfredo Gaspar reage a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment de ministros e denuncia “blindagem total” no STF
Deputado postou um vídeo nesta quarta-feira (3) criticando a decisão
O deputado federal Alfredo Gaspar divulgou um vídeo nesta quarta-feira (3) criticando a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que restringiu a legitimidade para apresentação de denúncias por crime de responsabilidade contra integrantes da própria Corte. Pela nova determinação, somente o procurador-geral da República pode pedir ao Senado a abertura de processo de impeachment contra ministros do STF, além de elevar o quórum de maioria simples para dois terços dos senadores.
Para Alfredo Gaspar, a medida representa um retrocesso institucional e uma afronta ao controle republicano entre os Poderes. “Absurdo, o STF acaba de tirar do cidadão brasileiro o direito de denunciar crimes de responsabilidade cometidos por ministros. Isso é uma vergonha. É uma blindagem completa, inclusive para ações arbitrárias”, afirmou.
O parlamentar também cobrou reação imediata das Casas Legislativas. “O Senado não pode ficar silente diante da retirada de sua competência, muito menos a Câmara dos Deputados e o povo brasileiro. E essa vergonha só está sendo possível pela omissão daqueles que sempre baixaram cabeça para as arbitrariedades. Infelizmente o Brasil está atravessando uma fase muito difícil, e quem perde é o povo brasileiro”, destacou.
A manifestação do deputado ocorre após a divulgação da decisão de Gilmar Mendes, que impôs novos limites para pedidos de impeachment contra membros do STF, provocando forte repercussão política e reações no Congresso Nacional.
Veja aqui o vídeo do deputado:
Veja também
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
