Educação de Porto de Pedras é reconhecida em Alagoas com Projeto Quintal Brincante
Projeto foi selecionado para compor o Seminário do Programa CRIA
Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Porto de Pedras ganharam destaque estadual. O Projeto ‘Quintal Brincante’, realizado pela Rede Municipal de Educação, foi selecionado para compor o Seminário do Programa CRIA, que reúne experiências eficazes da Primeira Infância em Alagoas.
A iniciativa integrou a programação do Mês da Primeira Infância, alinhada ao tema “É no brincar que a infância acontece e o desenvolvimento floresce”. Durante todo o mês, todas as instituições da Rede Municipal promoveram vivências que fortaleceram o brincar como eixo do desenvolvimento integral das crianças.
O projeto seguiu as orientações pedagógicas discutidas nos encontros formativos do Programa CRIA, priorizando experiências significativas, ambientes acolhedores e práticas que valorizam a criança como sujeito ativo do próprio processo de aprendizagem.
Com o objetivo de fortalecer o direito ao brincar nas creches e pré-escolas do município, o Quintal Brincante buscou garantir que cada criança de 0 a 5 anos vivenciasse experiências que impulsionassem seu desenvolvimento integral, assim como floresce a vida nos quintais, coqueirais e marés mansas do litoral de Porto de Pedras.
Para realizar as vivências, cada escola organizou seu próprio “quintal de infância”, estruturando ambientes intencionais, afetivos e cheios de possibilidades. Os espaços foram preparados com materiais simples e simbólicos, valorizando elementos da cultura local e das memórias que atravessam o território.
Assim, os quintais se transformaram em verdadeiros territórios de exploração, imaginação e aprendizagem, onde as crianças puderam criar, experimentar e interagir com o mundo à sua volta.
Poliana Marques Amaral, Coordenadora da Educação Infantil, destacou a alegria da equipe com o reconhecimento. “Ter o Quintal Brincante selecionado para o Seminário do CRIA é a confirmação de que estamos no caminho certo. Construímos este projeto com muito cuidado, respeitando as infâncias e valorizando o brincar como essência do aprender. Ver nossas práticas ganhando voz em um espaço tão importante é motivo de grande orgulho para toda a rede”, disse.
Já a secretária municipal de Educação, Leila de Jesus, ressaltou o compromisso do município com políticas públicas para a Primeira Infância. “Porto de Pedras tem investido em uma educação que acolhe, que escuta e que transforma. O reconhecimento do Quintal Brincante mostra a força do trabalho que vem sendo realizado nas unidades escolares e reafirma nosso compromisso com uma educação humanizada e de qualidade para todas as crianças”, destacou Leila de Jesus.
Veja também
Últimas notícias
Governo anuncia R$ 105 milhões para fortalecer ciência, tecnologia e inovação em Alagoas
Governo conclui três obras de infraestrutura em Piranhas após período de chuvas
Alfredo Gaspar critica “blindagem quase intransponível” de bancos e garante continuidade da CPMI
Pilar celebra 154 anos de emancipação com atrações nacionais e série de entregas
Deputada Cibele Moura participa de entrega de kits do programa “Meu ciclo na escola”
Ângelo Farias leva o Na Mira da Notícia para a Francês FM e estreia formato do programa com imagem
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
