Justiça

Corregedoria do TJAL inspeciona cartórios de Passo de Camaragibe e Porto de Pedras

Objetivo é assegurar a conformidade com as diretrizes do CNJ e fomentar a melhoria contínua na qualidade do atendimento prestado à população

Por 7Segundos, com Assessoria 04/12/2025 11h11
Corregedoria do TJAL inspeciona cartórios de Passo de Camaragibe e Porto de Pedras
Inspeção no Cartório de Registro Civil de Porto de Pedras - Foto: Cortesia

A juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), Laila Kerckhoff, inspecionou dois cartórios do Litoral Norte, nesta semana. As atividades foram cumpridas no Serviço Notarial e Registral das Pessoas Naturais de Porto de Pedras e Cartório de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos e Notas de Passo de Camaragibe.

Na oportunidade, foram analisados livros, dados dos sistemas correspondentes aos cartórios, como também replicadas as boas práticas de outras serventias de igual competência. O intuito das inspeções extrajudiciais é assegurar a conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e fomentar a melhoria contínua na qualidade do atendimento prestado à população.

“Durante as inspeções, dialogamos com as delegatárias para incentivá-las a implementar melhorias nas serventias, garantindo que os serviços sejam prestados com segurança jurídica, acessibilidade, transparência e eficiência. Além disso, buscamos identificar áreas para aprimoramento e incentivamos a modernização e a padronização dos procedimentos”, ressaltou Laila Kerckhoff.

As inspeções contaram ainda com o apoio dos servidores Caio Aguiar e Tiago Barbosa, da Assessoria Especial das Serventias Extrajudiciais (AESE) da CGJAL.

Atividades também foram cumpridas no Cartório de Imóveis de Passo de Camaragibe. Foto: cortesia