Meio/Ideia: Lula empata com Tarcísio, Flávio e Michelle no 2º turno
Levantamento mostra que petista tem vantagem no primeiro turno, mas aparece empatado tecnicamente em três cenários de segundo turno
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece numericamente à frente, mas em empate técnico dentro da margem de erro em simulações estimuladas de segundo turno para a eleição presidencial deste ano em cenários contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Os dados são da pesquisa Meio Ideia, divulgada nesta quarta-feira (4/2).
Nas simulações de segundo turno, Lula aparece na primeira posição contra todos os nomes. No entanto, ele empata tecnicamente contra Tarcísio, Michelle e Flávio. A menor vantagem para Lula é contra o governador de São Paulo (2,5%).
O segundo nome mais competitivo é o da ex-primeira-dama (4,3%) e depois vem o do senador pelo estado do Rio de Janeiro (4,7%). A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos; portanto, até 5 pontos de diferença configura empate técnico.
Segundo turno
Lula x Tarcísio
Lula 44,7%
Tarcísio 42,2%
Branco/Nulo 8,2%
Não sabe 4,9%
Lula x Michelle
Lula 45%
Michelle Bolsonaro 40,7%
Branco/Nulo 7,6%
Não sabe 6,7%
Lula x Flávio
Lula 45,8%
Flávio 41,1%
Branco/Nulo 7,4%
Não sabe 5,7%
Governadores
Os nomes dos governadores Ratinho Jr. (Paraná-PSD), Romeu Zema (Minas Gerais – Novo), Ronaldo Caiado (Goiás – PSD) e Eduardo Leite (PSD – RS) também foram testados.
Nas simulações estimuladas de segundo turno, eles aparecem com percentuais que variam de 21% para Leite a 38% para Ratinho Jr.
Entre os governadores, Ratinho é nome mais forte, que fica 7 pontos percentuais atrás de Lula. O menos competitivo é Leite, que registra 21%, fica 24,4 pontos atrás de Lula e perde até para o voto branco/nulo, que soma 24,1%.
Em um hipotético segundo turno, Lula também venceria o Renan Santos (Missão), que é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo (DC).
A pesquisa realizou 1.500 entrevistas representativas e declara ter um intervalo de confiança de 95% e margem deerro de 2,5 pontos percentuais. O levantamento foi realizado de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026.
Primeiro turno
Nos cenários estimulados de primeiro-turno, Lula apresenta pouca variação, mesmo quando mudam os adversários testados. Ele varia de 38,5% ao teto de 40%. Os nomes que aparecem na segunda posição são Tarcísio, Michelle e Flávio.
O cenário de segundo turno estimulado mais apertado para Lula dá a ele a vantagem de apenas 3,4 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o que configura empate técnico com Flávio. Os números são os seguintes:
Lula: 38,7%
Flávio: 35,3%
Romeu Zema: 5,1%
Eduardo Leite: 3,4%
Renan Santos: 0,7%
Aldo Rebelo: 0,7%
Ninguém/branco/nulo: 5,5%
Não sabe: 10,5%
A maior vantagem para Lula é de 7,5 pontos percentuais, que aparece em dois cenários estimulados. Veja os números:
Cenário com Flávio em segundo lugar:
Lula: 39,5%
Flávio: 32%
Ratinho Jr. 8,8%
Zema: 3%
Renan Santos: 0,7%
Aldo Rebelo: 0,5%
Ninguém/branco/nulo: 5%
Não sabe: 10,5%
Cenário com Michelle em segundo lugar:
Lula: 39,5%
Michelle: 32%
Zema: 6,5%
Ronaldo Caiado: 6,1%
Renan Santos: 0,7%
Aldo Rebelo: 0,5%
Ninguém/branco/nulo: 5,4%
Não sabe: 9,4%
Candidato Haddd
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi colocado em duas simulações de segundo turno. Nesse caso, no entanto, Lula não é listado.
O ministro do governo petista empataria tecnicamente contra os adversários Flávio, Ratinho Jr. e Tarcísio. No entanto, Haddad ficaria à frente dos eventuais concorrentes Flávio e Ratinho, mas atrás de Tarcísio.
Haddad x Flávio
Haddad: 41,8%
Flávio: 40%
Branco/nulo: 10%
Não sabe: 8,2%
Haddad x Ratinho Jr.
Haddad: 42%
Ratinho Jr.: 39%
Branco/nulo: 9%
Não sabe: 10%
Haddad x Tarcísio
Haddad: 40,5%
Tarcísio: 44,5%
Branco/nulo: 6%
Não sabe: 8,9%
Aprovação de Lula
A pesquisa Meio Ideia também mediu a aprovação do governo Lula. Houve 51,4% que responderam desaprovar a “maneira como Lula está lidando com seu trabalho como presidente”. Outros 46,6% declararam aprovar o trabalho do presidente. Para esta questão, apenas 2% responderam não saber.
Em relação à avaliação do governo de Lula, 11,8% dizem que ele é ótimo, 22,3% o classificam como bom, 19% consideraram regular, 18,7% dizem que é ruim, 26% qualificam como péssimo e 2,2% disseram não saber.
Últimas notícias
Bloco do Povo e Léo Santana desfilarão nesta quarta (4) nas prévias carnavalescas de Palmeira
Dois partidos travam disputa por candidatura de Gilvan Barros à Câmara Federal
Silvio Filho se afasta para cumprir acordo e comunista assume vaga na Câmara de Maceió
Girau capacita profissional em curso especializado para tratamento de equoterapia em Brasília
Governo de Alagoas e Prefeitura de Penedo capacitam enfermeiras para aplicação de anticoncepcional mais seguro no Centro de Saúde da Mulher
Governo publica edital para estudos sobre sistema de balsas entre Japaratinga e Porto de Pedras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
