Caso Master: BC decreta liquidação do Banco Pleno e Pleno DTVM
Decisão foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da instituição
O BC (Banco Central) decretou nesta quarta-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Pleno S.A. e da Pleno Distribuidora Títulos e Valores Mobiliário S.A. As instituições, consideradas de pequeno porte, faziam parte do conglomerado Master, investigado por fraude.
O Banco Pleno está enquadrado no segmento S4 da regulação prudencial, ou seja, possui um porte inferior a 0,1% do PIB e maior simplificação nos requisitos prudenciais. O R7 entrou em contato com a assessoria e aguardo resposta. O espaço segue aberto.
Em nota, a autoridade monetária informou que a liquidação foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, com deterioração da situação de liquidez. Além disso, o Banco Pleno teria infringido as normas que “disciplinam a sua atividade e inobservância das determinações do Banco Central do Brasil”.
O conglomerado Pleno tem como dono Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master. No fim de janeiro, o banqueiro estava entre os confirmados para prestar depoimento à Polícia Federal, mas teve a oitiva cancelada.
A medida foi tomada após as defesas avisarem que os investigados ficariam em silêncio, pois não tiveram acesso aos autos. O R7 tenta localizar a defesa de Augusto. O espaço segue aberto.
Em uma das operações da PF, foram encontradas ao menos R$ 1,6 milhão em espécie, centenas de garrafas de vinhos caros. Um chateau Petrus 2006, estimado em 4,5 mil de euros, o que equivale à cerca de R$ 28 mil.
O conglomerado detém 0,04% do ativo total e 0,05% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Segundo o BC, medidas cabíveis continuarão sendo adotadas para apurar as responsabilidades na competência legal. Dependendo do resultado das apurações, medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes poderão ser aplicadas.
“Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos administradores da instituição objeto da liquidação decretada”, informou.
Veja também
Últimas notícias
A 3 meses da eleição, Lula lidera em seguidores nas redes, e Flávio, tração
Justiça Federal convoca famílias para mutirão sobre demarcação de terras em Palmeira
Mulher é presa após furtar produtos de loja no Centro de Maceió
Ciclista morre após colisão com motocicleta na manhã deste sábado em Maceió
Troca de tiros dentro da Ufal termina com um preso e dois suspeitos foragidos
Geison Alves é eleito presidente do Crea-AL
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
