Geral

Mbappé denuncia Prestianni: 'Chamou Vini de macaco cinco vezes'

Atacante fala após o jogo contra o Benfica e revela ofensas de Prestianni:

Por GE 18/02/2026 11h11 - Atualizado em 18/02/2026 11h11
Mbappé denuncia Prestianni: 'Chamou Vini de macaco cinco vezes'
Vini Jr. e Mbappé comemoraram o gol juntos - Foto: Reprodução/Instagram

Kylian Mbappé saiu em defesa de Vinicius Júnior após a denúncia de ofensas racistas na vitória do Real Madrid sobre o Benfica por 1 a 0, nesta terça-feira, pelos playoffs da Champions League. Depois da partida, o atacante francês revelou que o brasileiro foi chamado de “macaco” cinco vezes durante o jogo por Prestianni.

- Aconteceram muitas coisas (em campo), é preciso falar com calma porque as pessoas precisam entender bem o que aconteceu. Vini fez um gol, começou a dançar, e as pessoas ficaram bravas. Isso é normal no futebol, acontece e vai voltar a acontecer. Depois teve um pouquinho de tensão da equipe do Benfica com o Real Madrid, e isso pode acontecer, é Champions - afirmou Mbappé, que seguiu:

- Depois o número 25 (Prestianni), não quero falar o nome dele porque ele não merece, começou a dizer palavras inaceitáveis. E depois meteu sua cara dentro da camisa para que as câmeras não captassem o que ele dizia e disse cinco vezes que Vini é um macaco. Eu, Vini e muitos jogadores do Real Madrid perdemos o controle declarou.

Via Twitter, Mbappé encorajou Vini Jr. a continuar dançando:

- Dança, Vini, e por favor nunca pare. Eles nunca dirão a nós o que devemos fazer ou não!

Mbappé afirmou que o grupo chegou a cogitar não retomar a partida diante da gravidade do episódio e ressaltou a responsabilidade dos atletas como exemplo para as novas gerações.

- A gente não queria voltar a jogar porque isso é inaceitável, não passa uma boa imagem a todas crianças que nos assistem. Isso é Champions League, uma competição que todos os jovens querem jogar. Temos que dar bom exemplo, não somos perfeitos. Eu não sou perfeito, Vini não é perfeito. Todos os jogadores que estavam em campo, mas algumas coisas não podemos aceitar. Quero deixar as coisas claras: não quero generalizar, estou falando desse jogador - disse o atacante, acrescentando:

- Já estive várias vezes em Portugal, nunca passei por isso. Tenho amigos e companheiros (portugueses) e nunca tive problema. Seria um erro falar mal do Benfica, de Portugal ou dos torcedores. Foi um jogador que, para mim, não merece jogar uma competição como a Champions, a maior competição de todas. Para mim, é inaceitável.

Denúncia de racismo

O atacante Vini Jr. denunciou ter sido vítima de um ato de racismo durante o duelo entre Real Madrid e Benfica. O episódio ocorreu logo depois de o brasileiro marcar um golaço e abrir o placar para o time espanhol no segundo tempo do confronto, no Estádio da Luz, em Lisboa.

A comemoração de Vinicius após o gol, diante da bandeirinha de escanteio e perto de uma torcida organizada do Benfica, gerou reclamações dos jogadores do time luso e iniciou uma confusão no gramado. Vini, inclusive, foi punido com um cartão amarelo por parte do árbitro francês François Letexier.

Após os ânimos se acalmarem, e o jogo ser encaminhado para ser reiniciado, Vini Jr. se indignou com uma manifestação vinda da lateral do campo e fez uma denúncia de racismo para o juiz. Mais uma vez, uma confusão generalizada se formou.