Ifal Maragogi vai receber encontro regional de Computação
Com o tema "As Transformações Digitais e o Desafio da Interiorização”, a Erbase 2026 deve reunir cerca de 350 participantes no Campus
O Litoral Norte de Alagoas vai receber, pela primeira vez, a Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergie (Erbase). Em sua 26ª edição, o evento deve reunir cerca de 350 participantes no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maragogi, no período de 23 a 25 de setembro deste ano. Os links das inscrições e da submissão de trabalhos serão disponibilizados pela organização do encontro no dia 15 de abril.
Com o tema “As Transformações Digitais e o Desafio da Interiorização”, a programação da Erbase 2026 terá atividades como o PesqBASE, voltado à apresentação de trabalhos de pesquisa em tecnologia; o WeiBASE, com foco em Informática na Educação; o RoboBASE, com competições de robótica; o XBase, direcionado a protótipos e experimentos; o Meninas Digitais, que fomenta a participação de meninas e mulheres na ciência e tecnologia; o ProgBASE, com maratona de programação; além de minicursos, palestras, oficinas e hackathon. Os trabalhos aprovados serão publicados na SBC Open Library, com DOI.
O coordenador do evento, Cassiano Henrique de Albuquerque, informou que os inscritos terão acesso à programação dos três dias de encontro. “A ERBASE é aberta à comunidade e deverá contar com a participação de estudantes da educação básica, universitários, pesquisadores, professores, profissionais da área e público interessado em tecnologia e inovação”, explicou. Ele acrescentou que o Campus Maragogi vai receber comitivas de institutos federais, universidades e faculdades de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Segundo Cassiano de Albuquerque, o Campus Maragogi foi escolhido para sediar a Erbase 2026 por reunir condições institucionais, acadêmicas e estratégicas muito relevantes. “Além da estrutura e do protagonismo do campus em ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão na área de tecnologia, a realização do evento, em Maragogi, representa uma oportunidade importante de interiorização e descentralização de um dos principais encontros de Computação da região Bahia-Alagoas-Sergipe”, afirmou.
Na visão de Cassino, a realização da Erbase, no Ifal Maragogi, representa fortalecimento institucional, projeção acadêmica e científica, ampliação de redes de colaboração e valorização das ações desenvolvidas localmente. “Para a região, ele contribui para associar Maragogi não apenas ao turismo, mas também à ciência, à tecnologia e à formação qualificada”, argumentou. Movimenta ainda a economia local, incentiva a circulação de conhecimento e cria oportunidades de integração entre instituições de ensino, setor produtivo, comunidade acadêmica e sociedade.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil investiga morte de empresário encontrado dentro de carro na Praia da Sereia
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro
[Vídeo] PT inaugura nova sede em Maceió com auditório e loja de produtos do partido
Nova sede do Grupamento da Polícia Militar é reinaugurada em Roteiro
Cibele Moura propõe criação de atendimento específico para jovens usuários de vape em Alagoas
Foragido da Justiça por homicídio é preso ao chegar ao trabalho em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
