Estudantes levam troféus por desenvolverem projetos empreendedores no Ifal Maragogi
Escolha e premiação das melhores iniciativas ocorreram no auditório do Campus
Projetos envolvendo a destinação correta do lixo eletrônico, a divulgação da cultura regional e a inclusão de pessoas com deficiência foram premiados com troféus durante a culminância do programa "Inspire-se”, iniciativa de fomento ao empreendedorismo e desenvolvida pelo Sebrae Alagoas, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e empresa “Inspira, não Pira”. A solenidade ocorreu, nesta quarta-feira (19), no auditório do Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi.
O evento começou por volta das 10h com o discurso de boas-vindas e de agradecimento do professor Cassiano Henrique Albuquerque aos envolvidos nas atividades de incentivo ao empreendedorismo juvenil. Em seguida, houve uma apresentação teatral do Grupo Caetés, que mostrou ao público um pouco da cultura indígena e musical da região Norte de Alagoas. A programação contou com a presença de representantes do Instituto Federal de Alagoas, Sebrae, Gabinete Jovem da Prefeitura de Maragogi e de convidados de órgãos da iniciativa pública e de instituições privadas.

Em seguida, o programa “Inspire-se” chamou ao palco os membros das equipes, as quais tiveram cinco minutos para expor suas ideias aos jurados e convencê-los de que a sua proposta empreendedora é a mais inspiradora. Após o intervalo, o júri anunciou os vencedores: o primeiro lugar foi para a Gamela, o Reuselab levou o segundo lugar e o Estrela fechou o pódio. O Festival da Cultura Contada ficou com a quarta posição.
O time Reuselab apresentou uma ideia que visa destinar corretamente os resíduos eletrônicos, como computadores, celulares, micro-ondas e geladeiras, e gerar renda a partir da reutilização total ou parcial desses equipamentos. “Nem todos têm o conhecimento do descarte desses produtos e aí entra a pergunta: para onde vai o lixo eletrônico? Respondemos que pretendemos criar um centro de descarte correto do lixo e de reutilização de materiais”, explicou o estudante Kaio Max Silva Andrade, integrante da Reuselab.

A líder do projeto Inspira Cultura Empreendedora, Renata França, considerou que a iniciativa - iniciada em 21 de outubro e que finalizou nesta quarta - gerou resultados positivos entre os participantes de Maragogi. “Foi muito produtivo e proporcionou um espaço rico para criar conexões e ampliar a forma como os alunos enxergam a si mesmos, o outro e o ambiente em que vivem. A vivência favoreceu o desenvolvimento de criatividade, liderança, trabalho em equipe e outras competências essenciais”, avaliou.

Veja também
Últimas notícias
Polícia Militar registra 20 dias sem homicídios na Região Sul de Alagoas
Homem fica ferido após ser atingido por arma branca na zona rural de Penedo
Mulher denuncia agressão e suspeito foge para área de mata em Penedo
Prefeitura instala mais quatro estações de hidratação em Maceió; veja locais
Motociclista fica ferido após colidir em poste na Avenida Guarani, em Penedo
Polícia Civil recupera celular roubado escondido em cima de barraca de feira no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
