Saúde

Palmeira dos Índios promove dia D de prevenção ao câncer de mama

Durante todo dia haverá agendamento de exames e palestras de conscientização sobre o tema.

Por Henrique Interaminense 20/10/2021 11h11 - Atualizado em 20/10/2021 12h12
Palmeira dos Índios promove dia D de prevenção ao câncer de mama
Atendimentos sendo realizados na tenda montada para a realização do Dia D de combate ao câncer de mama. - Foto: Weverton Bruno

Acontece nesta quarta-feira (20) em Palmeira dos Índios o dia “D” de combate ao câncer de mama. O evento começou a partir das 8h e se estende durante todo dia. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da gerência do Programa Saúde da Mulher e está sendo realizado na praça da independência.

Agora pela manhã, as mulheres que participam da ação foram atendidas com aferição de pressão e glicemia, consulta com nutricionista e fizeram auricolo terapia. Além disso, está sendo feito o autoexame da mama e também foram encaminhadas para a o exame de citologia.

Quem também contribuiu para a conscientização das mulheres foram os alunos do curso técnico de enfermagem do Complexo Educacional Agostiniano (CEATEC) que falaram sobre a importância do autoexame durante uma palestra.

A aluna Jayane de Oliveira diz que o primeiro cuidado que a mulher deve ter é se prevenir. “Procurar um profissional para fazer o exame e assim poder detectar o mais cedo possível é muito importante para as mulheres principalmente entre 35 e 40 anos, porém a mulher também deve tomar a iniciativa de apalpar seu seio para detectar algum nódulo e assim combater a doença no início.”

A DOENÇA


Também conhecido como neoplasia, o câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas para o câncer de pele, e o primeiro em letalidade.

Apesar dos dados alarmantes, sua ocorrência é relativamente rara antes dos 35 anos e nem todo tumor é maligno – a maioria dos nódulos detectados na mama é benigna. Além disso, quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.