Cultura

Artista de rua de Palmeira dos Índios passa por dificuldades e pede ajuda

Palhaço é figura conhecida na cidade e já participou de programas de TV nacionais

Por Henrique Interaminense 28/10/2021 10h10 - Atualizado em 28/10/2021 13h01
Artista de rua de Palmeira dos Índios passa por dificuldades e pede ajuda
Palhaço Peta no centro da cidade. - Foto: Weverton Bruno

Ele começa a fazer graça logo pela manhã. Nas ruas de Palmeira é figura conhecida. Entre truques de mágica e piadas, o palhaço Peta tenta ganhar o pão de cada dia. Famoso por participar de programas de TV como Silvio Santos e Faustão, ele conta que enviava piadas até para o saudoso Chico Anísio de quem ganhava pequenos cachês.

Hoje, ele diz que as gargalhadas do público não estão garantindo seu sustento. Afetado pela pandemia, ficou um ano e meio parado. Situação comum para a classe artística em geral durante esse período quando os eventos foram suspensos. A isso se junta um problema na perna que o impede de fazer todas as peripécias que outrora desempenhava com facilidade durante suas apresentações. Uma delas era fazer malabarismo com facas.

A roupa colorida e o jeito engraçado, não escondem a idade. Com mais de 60 anos, não é aposentado. Recebe hoje apenas o auxílio do governo de R$150,00. É com esse orçamento e os trocados que ganha na rua que ele faz “mágica” para sobreviver.

No bolso largo da roupa do personagem, guarda além de fotos antigas com famosos tiradas dos tempos em que aprontava nas ruas de São Paulo, uma folha com o pedido de ajuda.

No bolso da roupa colorida, uma folha com o apelo para que o ajudem a pagar água e luz. Foto: Weverton Bruno. 

“Tô passando dificuldade, essa pandemia prejudicou bastante. O dinheiro do auxílio hoje só dá pra comprar o botijão de gás que custa mais de cem reais. O problema na minha perna dificulta ainda mais pra me apresentar. Não pé mais como antes. Ganhava um bom dinheiro quando era mais jovem, hoje não é a mesma coisa por isso ando com esse cartaz pedindo ajuda.” Disse o palhaço Peta.