Guedes diz que preocupações ambientais são usadas para barrar entrada na OCDE
Segundo titular da Economia, que participou de reuniões bilaterais com ministros de outros países no G20, a avaliação das lideranças globais é de que há uma reação da economia brasileira

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse à CNN nesta segunda-feira (1) que o mundo espera do Brasil maior envolvimento em questões ambientais e que preocupações ambientais são utilizadas para barrar o ingresso no Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
“Esperam de nós maior envolvimento em meio ambiente. Preservação, Amazônia”, disse, ao responder a pergunta sobre a percepção que ele colheu de lideranças mundiais sobre o Brasil durante o encontro do G20.
Guedes afirmou ainda haver alguns entraves para que sua gestão obtenha aval para seus dois principais objetivos na área externa: o acesso à OCDE e a conclusão do acordo com a União Europeia.
“Usam preocupação de todos com meio ambiente como desculpas para dificultar o acordo. Vamos ver”.
De acordo com Guedes, que participou de reuniões bilaterais com ministros da Economia de outros países, a avaliação das lideranças é de que há uma reação da economia brasileira.
“Caímos menos, voltamos mais rápido e estamos crescendo mais do que esperavam.” Afirmou ainda que houve comentários sobre a vacinação no país. “Surpreendemos também com vacinação em massa”, declarou.
Sobre a OCDE, disse esperar que o acesso ocorra no ano que vem. “Esperamos que em 2022. Não há deadline. Dos 247 requisitos já atendemos 100 e estão sob avaliação outros 60. Estamos entre os primeiros na lista de acesso.”
Sobre questões domésticas, disse confiar no Congresso Nacional e esperar a aprovação da PEC dos Precatórios nesta quarta-feira. Mas evitou falar em um plano B caso a proposta não avance.
“Esperamos a aprovação da PEC dos Precatórios. Confiamos no Congresso. Legislativo exige teto do Executivo. Precisamos da exequibilidade e da previsibilidade dos orçamentos”, disse.
Últimas notícias

Sesau encerra Setembro Amarelo, Verde e Vermelho com ação na orla de Maceió

1º Passeio Ciclístico Detran-AL reúne mais de mil pessoas por um trânsito seguro

Quatro pessoas são baleadas em tentativa de homicídio no Tabuleiro do Martins

Homem é morto a tiros na Praia de Pajuçara, em Maceió

Corpo de vítima de afogamento é localizado em Traipu

Frei perde controle de carro e veículo cai em ribanceira no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
